Bosch e Daimler estão a construir sistema de condução autónoma

Bosch e a Daimler estabeleceram acordo para introduzir uma condução totalmente autónoma no início da próxima década. Um sistema autónomo para estradas urbanas.

Futuro da Mobilidade Urbana
Futuro da Mobilidade Urbana © Bosch e Daimler

Bosch e Daimler estabeleceram um acordo para desenvolvimento de um sistema de condução totalmente automatizada (SAE Nível 4) e sem condutor (SAE Nível 5) direcionado para estradas urbanas, para entrar ao serviço no início da próxima década.

O objetivo da Bosch e Daimler é desenvolver software e algoritmos para um sistema de condução autónoma, definindo a mobilidade do futuro.

O projeto combina a experiência do constructor de veículos com o conhecimento do sistema e de hardware do maior fornecedor do mundo. As sinergias entre as duas empresas devem assegurar a introdução mais rápida possível de tecnologia segura.

Ao introduzir uma condução totalmente automatizada e com condução autonoma para o ambiente urbano, a Bosch e a Daimler pretendem melhorar o fluxo de tráfego nas cidades, aumentar a segurança na estrada e constituir uma importante arquitetura para definir a forma como o tráfego irá funcionar no futuro.

Futuro da Mobilidade Urbana
Futuro da Mobilidade Urbana © Bosch e Daimler

A tecnologia vai, entre outras coisas, impulsionar a atração pela partilha de carro. Permitirá que as pessoas façam o melhor uso possível do seu tempo no veículo e abre novas oportunidades de mobilidade para pessoas sem carta de motorista, por exemplo.

O objetivo principal do projeto é alcançar um nivel de desenvolvimento para a produção de um sistema de condução que permitirá que os carros sejam totalmente autónoma na cidade.

A idéia por trás disto é que o veículo deve vir para o condutor, e não o contrário. Dentro de uma área específica da cidade, os clientes poderão encomendar um carro partilhado automatizado via smartphone. O veículo irá então fazer o seu percurso de forma autónoma para o utilizador e a viagem pode começar.

Futuro da Mobilidade Urbana
Futuro da Mobilidade Urbana © Bosch e Daimler