Bragança: Fundo Municipal de Emergência de Apoio ao Arrendamento para Habitação

Câmara Municipal de Bragança cria Fundo Municipal de Emergência de Apoio ao Arrendamento para Habitação. O apoio ao arrendamento na forma de subsídio de renda mensal vigora até 31 de dezembro de 2020.

Bragança: Fundo Municipal de Emergência de Apoio ao Arrendamento para Habitação
Bragança: Fundo Municipal de Emergência de Apoio ao Arrendamento para Habitação. Foto: © Rosa Pinto

Para atenuar as dificuldades sentidas por famílias em situação de pobreza e de exclusão social no tocante ao acesso à habitação a Câmara Municipal de Bragança criou um Fundo Municipal de Emergência.

A medida tem em conta a atual situação de pandemia de COVID-19, que acentuou a fragilidade da coesão social e o equilíbrio socioeconómico das famílias mais expostas aos diferentes fatores de vulnerabilidade, como processos de separação, criando situações de monoparentalidade, de doença crónica e de deficiência/incapacidade adquirida, entre outros.

O Fundo Municipal de Emergência de Apoio ao Arrendamento para Habitação criado pela Autarquia pretende ser uma resposta célere e transitória às dificuldades de acesso à habitação, através da atribuição de um subsídio de renda, quando não seja possível o arrendamento em habitação social, promovendo a permanência das famílias nos imóveis onde residem e a sua integração social e no tecido urbano, sem alteração das dinâmicas de vizinhança, das redes de solidariedade e das diferentes trajetórias do seu quotidiano.

A Câmara Municipal de Bragança indicou que o apoio ao arrendamento é concedido sob a forma de um subsídio de renda mensal, a partir do mês da decisão de atribuição e até 31 de dezembro de 2020.