Bragança lança Cartão do Munícipe e instala mupis interativos

Município de Bragança pretende reforçar a mobilidade urbana sustentável e melhorar a vida dos munícipes e dos que visitam a cidade. Lança um Cartão de Munícipe e instala mupis interativos com um conjunto de serviços.

Bragança lança Cartão do Munícipe e instala mupis interativos
Bragança lança Cartão do Munícipe e instala mupis interativos. Foto: DR

O Município de Bragança lança o Cartão do Munícipe. Um único cartão que chega a toda a cidade e que oferece um conjunto de benefícios no acesso a experiências e serviços. Trata-se de um serviço gratuito, disponibilizado a todos os munícipes, de todas as idades, estudantes e trabalhadores e com domicílio fiscal no concelho de Bragança, e ao qual á possível aderir a partir de 9 de julho de 2021.

Com a perspetiva de evoluir a curto/médio prazo, o Cartão pode ser utilizado, atualmente, no Serviço de Transportes Urbanos de Bragança (como passe mensal e/ou como porta-moedas para comprar bilhetes) e como avença nos Parques de Estacionamento Subterrâneos Municipais, e ainda na receção de alertas em tempo real.

A autarquia pretende que, no futuro, o Cartão do Munícipe evolua e possa ser utilizado no acesso ao serviço de Bicicletas partilhadas, às Piscinas Municipais e a outras atividades Desportivas, bem como aos equipamentos culturais do Município de Bragança.

Mobilidade Urbana mais Sustentável

O Município de Bragança pretende aumentar a mobilidade urbana sustentável com a instalação de sete Mupis (Mobiliário Urbano para Informação). Um equipamento que promove o acesso a todos os cidadãos, sem exceção, valorizando a autonomia das pessoas com deficiência (nomeadamente com mobilidade condicionada, surdos e invisuais), ao facultar informação adaptada às necessidades especiais das pessoas, incluindo o envio de informações para os smartphones.

 

Com os mupis interativos o Município pretende impulsionar a utilização de transportes públicos ao permitirem a compra de bilhetes e ao disponibilizarem informação sobre a a localização e o transporte mais adequado para o destino pretendido. Os mupis interativos permitem também aconselhar o melhor percurso, tendo em conta o preço e a duração da viagem.

Estes equipamentos vão permitir, ainda, a marcação no atendimento de serviços públicos, estando dotado com um sistema de informação em tempo real, e a aquisição de bilhetes para o acesso a diversas iniciativas e espaços.

A partir destes mupis interativos, qualquer cidadão ou turista pode encontrar informações sobre o património natural, histórico e edificado do concelho de Bragança, onde comer ou dormir, o que fazer, bem como horários, distâncias, formas de deslocação ou pontos de interesse nas proximidades, entre muitos outras informações.