Bragança, Terra Natal e de Sonhos num inverno inesquecível

Bragança, de 1 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020, transforma-se em “Terra Natal e de Sonhos”. A magia torna o inverno na mais bela época do ano da cidade transmontana, onde a cultura, desporto e a animação ocupa os dias.

Bragança, Terra Natal e de Sonhos num inverno inesquecível
Bragança, Terra Natal e de Sonhos num inverno inesquecível. Foto: DR

A 6.ª edição de “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” instala em Bragança a maior pista de gelo natural de Trás-os-Montes. A iniciativa é uma das referências festivas de inverno com um programa repleto de atividades para toda a família.

A par da estratégia para dinamização do Centro Histórico, “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” tem como epicentro a Praça Camões, onde se situa a pista de gelo natural coberta, de 300 m2, que inclui uma ‘funtrack’ (corredor de gelo), e a Praça da Sé, onde é está uma árvore de natal gigante.

Para além da Pista de Gelo, na Praça Camões está instalada a “Casa do Pai Natal”, onde o caloroso e simpático velhinho barbudo recebe as cartas e os desejos de miúdos e graúdos. Uma terra de sonhos com mini comboio, baloiço, mini roda e carrossel, e também tasquinhas de Natal com doces natalícios e chocolate quente, num espaço coberto e aquecido, e onde se pode assistir a diversos concertos e outras atividades.

Bragança, Terra Natal e de Sonhos num inverno inesquecível
Bragança, Terra Natal e de Sonhos num inverno inesquecível. Foto: DR

Em Bragança o Natal invade a todo a cidade e leva o espírito natalício a vários equipamentos municipais, desde o Teatro aos Museus e da Biblioteca ao Mercado, onde, além de concertos, atividades lúdicas, workshops e teatro, há várias exposições para visitar.

Nesta “Terra de Sonhos” os mais pequenos têm espaço de animação permanente, mas também oficinas de leitura criativa na Biblioteca Municipal, peças de teatro, concertos narrados e exposições. Um programa cheio para ser vivido em pleno.

O espirito de natal está em todo o lado e nas mais diversas atividades como no “Natal a Pedalar Solidário”, um passeio de bicicleta de 7km, com oferta de uma luz led para bicicleta, em troca de roupa ou brinquedos para doar às crianças da Obra Kolping; e para o “3.º Trail Urbano Noturno Solidário”, uma prova (não competitiva) de 10km, com inscrição de 7€ ou com caminhada de 5km, com inscrição de 5€. Valores de inscrição que revertem, integralmente, para o Agrupamento XVIII de Escuteiros.

Natal é festa de família e de solidariedade e inclusão social e por isso o Município preparou os Presépios ao Vivo, que decorrem de 8 e 22 de dezembro, às 17h30, na Praça da Sé e a Chegada dos Reis Magos no dia 5 de janeiro, às 15h00, com concentração na Praça Cavaleiro Ferreira, e conta com a participação especial dos utentes da APADI, da ASCUDT, do Centro de Educação Especial, da Academia e Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires.

Concertos de bandas e artistas locais de todas as idades, com a participação especial do Coral Brigantino de N. Sra. das Graças, a Banda Filarmónica de Bragança, as Bandas de Música de Izeda e Pinela, dos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança, da ESPROARTE, entre outros, têm um palco onde todos vão partilhar a sua arte com a população.

“Bragança, Terra Natal e de Sonhos” é uma iniciativa organizada pelo Município de Bragança, em parceria com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a ACISB – Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, o NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e a Unidade Pastoral Senhora das Graças. Conta, também, com o apoio da Polícia de Segurança Pública, dos Bombeiros Voluntários de Bragança, do Centro Ciência Viva, das Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, da ASCUDT – Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, da APADI – da Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, da Fundação “Os Nossos Livros” – Conservatório de Música e Dança de Bragança, da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, da Bribanda – Banda Filarmónica de Bragança, da Banda de Música de Izeda, da Banda de Música de Pinela, da Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, do Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança, do Ginásio Clube de Bragança, da Associação de Atletismo de Bragança, da Associação dos Amigos do Campo Redondo, da Associação Team Giant, do Velo Clube de Bragança e da Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança.

Bragança, Terra Natal e de Sonhos num inverno inesquecível
Bragança, Terra Natal e de Sonhos num inverno inesquecível

Bragança, Terra Natal e de Sonhos é uma grande festa da cidade no inverno como mostram os números referentes à edição de 2018, que envolveu:

  • 661 patinadores por dia, em média, na Pista de Gelo;
  • 1280 patinadores (recorde) no dia 8 de dezembro;
  • 23.143 patinadores na Pista de Gelo;
  • 101.766 mil pessoas passaram pela Praça Camões;
  • mais 20% de visitantes, no mês de dezembro, nos Postos de Informação Turística de Bragança;
  • 40.813 entradas de veículos nos parques de estacionamento subterrâneos (+8,40% que em 2017).

No âmbito da recolha dos dados estatísticos, foram aplicados questionários na Praça Camões e Praça da Sé (durante todo o evento), onde se destacam os seguintes resultados:

  • Origem dos visitantes: 32% de Portugal (dos quais 50% têm origem fora do distrito de Bragança); 25% – Espanha; restantes de outros países;
  • Localidades de proveniência de Espanha: Zamora, Madrid, Pamplona, Salamanca, Valladolid, Puebla de Sanábria, Benavente, Bilbau e Avilés (Astúrias);
  • Localidades de proveniência de Portugal: Porto, Guimarães, Vila Real, Felgueiras, Oeiras, Santarém e Lisboa;

Dos visitantes verificou-se que:

  • 13% recorreu a alojamento pago;
  • 65% almoçou/jantou em Bragança;
  • 98% tenciona regressar no próximo ano;
  • 100% recomendaria o evento a um amigo/familiar;
  • 32% teve conhecimento através de amigos/familiares e 31,1% através de publicidade.