Brasileiros são os estrangeiros que mais investem em imobiliário

Brasileiros ocupam primeiro lugar, entre os estrangeiros, na aquisição de imóveis, em Portugal, seguidos pelos franceses e ingleses. Imobiliária REMAX indica que os portugueses foram responsáveis por 81,1% das transações de imóveis no primeiro semestre.

Brasileiros são os estrangeiros que mais investem em imobiliário
Brasileiros são os estrangeiros que mais investem em imobiliário. Foto: © Rosa Pinto

Dados da imobiliária REMAX Portugal, indicam que nos primeiros seis meses do ano, a imobiliária transacionou 31.664 imóveis, o que corresponde a mais 6,1% do que em igual de 2018, e mais de metade do total de propriedades negociadas em todo o ano passado.

Os portugueses são responsáveis por 81% das transações, ou seja, são os que mais adquirem e ou arrenda a casa, e entre os investidores estrangeiros encontram-se em primeiro lugar os brasileiros a representarem 6,3% dos negócios, mais 1,6 pontos percentuais que em todo o ano passado.

Vários estudos de mercado convergem que há uma tendência para o abrandamento nos negócios do imobiliário, no entanto, os dados até agora apontam para um crescimento nas atividades da REMAX.

Beatriz Rubio, CEO da REMAX, referiu, citada em comunicado, que no segundo semestre a imobiliária irá registar “bons índices de crescimento em todos ou praticamente todos os indicadores económicos: faturação, recrutamento de novos consultores, reforço de equipa, número de transações e partilha das mesmas, volume de preços, produtividade, entre outros”.

A responsável da imobiliária indicou que não tem dúvidas “que a rede registará um bom crescimento em 2019, não obstante haver sinais de um abrandamento da atividade do mercado e diferentes níveis de evolução”, e acrescentou: “O crescimento não é, em si, motivo de preocupação, mas não terá garantidamente o mesmo ritmo nas várias regiões do país”.

Dados da REMAX indicam que o número de transações negociadas por concelho, neste primeiro semestre, apresenta o seguinte quadro:

Fonte: REMAX
Fonte: REMAX

Brasileiros investem cada vez mais em imobiliário

Pelo terceiro ano consecutivo continua a crescer o investimento dos brasileiros no imobiliário em Portugal. Em 2017, representava 3% das transações, no ano passado 4,7% e, nos primeiros seis meses deste ano é de já 6,3%.

De entre as diversas tipologias de apartamentos as mais procuradas são os T2, com 28,5%, os T3, com 19,4% e, finalmente, os T1 com 10,3%. Aproximadamente 5,6% dos imóveis negociados entre janeiro e junho são terrenos e 4,6% lojas.

Número de consultores REMAX cresce 14,5%

No final do primeiro semestre, a rede REMAX tinha 327 agências e 7.757 consultores, incluindo as 15 novas unidades abertas este ano. A consultora imobiliária viu o número de agentes crescer 14,5%, tendo recrutado perto de 1.000 consultores em apenas seis meses.