Brisa apoia criação de startups para produtos da ‘Via Verde’

Brisa desafia alunos e antigos alunos do ‘The Lisbon MBA’ e do Instituto Superior Técnico a criar startups, no âmbito do uso da ‘Via Verde’. Para acelerar a surgimento e desenvolvimento de produtos o ‘The Lisbon MBA’ lançou o programa LECathon.

Autoestrada
Autoestrada. Foto: ©DR

O Lisbon Entrepreneurship Club, Associação de Empreendedorismo do ‘The Lisbon MBA, lançou o LECathon. Um programa que pretende responder de forma inovadora ao desafio colocado pela Brisa de “aumentar o uso da ‘Via Verde’”.

O programa reúne alunos e antigos alunos do ‘The Lisbon MBA’ e do Instituto Superior Técnico (IST), juntando assim “empreendedores com competências de negócio e de técnicas, de forma a inovar na área de mobilidade da Brisa, através da criação de novas startups”, descreve o ‘The Lisbon MBA’, em comunicado.

O LECathon inclui três fases principais, a primeira fase vai reunir, nos dias 18 e 19 de fevereiro, na Universidade Nova de Lisboa, alunos e antigos alunos do ‘The Lisbon MBA’ e do IST, numa maratona (hackathon) de desenvolvimento “de ideias e protótipos, com o apoio dos mentores Tim Vieira (SharkTank), Stewart Noakes (TechHub), entre diversos empreendedores”.

No final da hackathon os concorrentes apresentam as suas ideias ‘empreendedoras’ a um júri composto pela Brisa, ‘The Lisbon MBA’ e IST. Nesta primeira fase são selecionadas as equipas que irão iniciar um período de aceleração, de oito a dez semanas, de desenvolvimento dos produtos, com a Brisa como parceiro e primeiro cliente e ainda com o apoio de mentores LECathon, e uma série de workshops de pré-aceleração. Esta é a segunda fase.

A terceira fase do LECathon o vencedor da segunda fase selecionado pela Brisa vai ter acesso durante uma semana a uma Incubadora Europeia de renome. “O objetivo é que a equipa vencedora possa desenvolver o seu protótipo e preparar o lançamento do seu produto e serviço”.

Os interessados podem aceder a mais informação sobre a iniciativa do Lisbon Entrepreneurship Club do ‘The Lisbon MBA’, no sitio web http://lisbonentrepreneurship.club.