Britânico resgatado do navio cruzeiro ”BOUDICCA” na Madeira

Passageiro britânico do cruzeiro ”BOUDICCA” a navegar a 165 milhas a nordeste de Porto Santo foi resgatado ontem para o Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal. A operação coordenada pela Marinha envolveu um helicóptero da Força Aérea.

Helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa
Helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa. Foto: ©Rosa Pinto/arquivo

Durante o final da tarde de 13 de março, a Marinha coordenou uma operação de resgate médico de um passageiro, do sexo masculino com 81 anos de idade, de nacionalidade britânica, que se encontrava a bordo do navio de cruzeiro ”BOUDICCA” de bandeira das Bahamas, a navegar a cerca de 165 milhas a nordeste de Porto Santo.

A Marinha indicou que o alerta foi recebido no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) às 17h12m, através de contato telefónico do navio, e de imediato encaminhado para o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), dado ser entidade com competência para avaliar a situação clínica e por determinar qual a modalidade de evacuação. O CODU-MAR decidiu que, face ao quadro clínico, proceder-se à evacuação médica por via aérea.

Em Face da situação e para proceder à evacuação e tendo em conta a posição do navio, foi acionado o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, sediado em Porto Santo.

O passageiro veio a ser desembarcado no aeroporto da Madeira pelas 22h31m, e a partir dai transportado em ambulância dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz, ao Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal. Tendo o Comando Local da Polícia Marítima do Funchal tomado conta da ocorrência.