Buscas em alto mar dos tripulantes do veleiro BRIGHT

Marinha coordena operação de busca de tripulantes do veleiro ‘BRIGHT’ que navegava a 660 quilómetros a leste da Ilha de S. Miguel, nos Açores. A corveta António Enes, um C-295 da Força Aérea, dois navios mercantes e um de pesca estão envolvidos na operação.

Buscas em alto mar dos tripulantes do veleiro BRIGHT
Buscas em alto mar dos tripulantes do veleiro BRIGHT. Foto: Marinha

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), está a coordenar desde o dia 02 de maio, uma operação de busca e salvamento dos dois tripulantes, ambos de nacionalidade italiana, do veleiro ‘BRIGHT’, de bandeira italiana, que navegava a cerca de 330 milhas náuticas, ou seja, a 660 quilómetros, a leste da Ilha de S. Miguel, Açores.

O alerta foi recebido às 13h48 locais, do dia 2 de maio, através do sistema COSPAS SARSAT, tendo o MRCC Delgada assumido a coordenação das operações.

A Marinha envolveu de imediato na operação de buscas a corveta da Marinha António Enes, uma aeronave C-295 da Força Aérea, dois navios mercantes e um de pesca para efetuarem buscas numa área de cerca de 150 milhas náuticas quadradas.

Durante a operação de buscas, no dia 02 de maio, a Marinha indicou que “foram encontrados vários objetos na área definida, designadamente três coletes salva-vidas”, no entanto, não há “ainda a confirmação de pertencerem à embarcação.”

A Marinha confirmou que, até ao momento, 12h30 de 3 de maio, ainda não foram encontrados os tripulantes nem a embarcação, pelo que “as buscas continuam a ser efetuadas por todos os meios empenhados durante o dia 03 de maio, numa área de 300 milhas náuticas quadradas.”

Os meios envolvidos na operação durante o dia 3 de maio continuam a ser a corveta da Marinha António Enes, uma aeronave C-295 da Força Aérea, dois navios mercantes e um de pesca, indicou a Marinha.