Câmara de Lisboa abre concurso para 36 habitações de renda acessível

Câmara Municipal de Lisboa abre concurso, a partir de 2 de julho, para bolsas de arrendamento acessível. O concurso é para acesso a 36 habitações municipais, que variam entre o T0 e T3, e rendas dos 124 aos 373 euros.

Câmara de Lisboa abre concurso para 36 habitações de renda acessível
Câmara de Lisboa abre concurso para 36 habitações de renda acessível. Foto: Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) coloca em concurso mais 36 habitações municipais, já a partir de segunda-feira, dia 2 de julho, “mantendo o ritmo periódico de abertura de novas bolsas para arrendamento acessível.”

O concurso é realizado no âmbito do Programa municipal de Renda Convencionada, e vai ter habitações que variam entre o T0 e T3, e para rendas que vão dos 124 aos 373 euros. Com casas em várias freguesias, nomeadamente Areeiro, Beato, Benfica, Lumiar, Marvila, Olivais, Santa Clara e Santa Maria Maior.

As casas que vão estar em concurso passaram por uma fase de obras de reabilitação nos imóveis, e que já estão terminadas ou em curso na fase avançada. As casas a concurso podem ser visitadas por todos os interessados.

O Programa Renda Convencionada, vertente totalmente pública de habitação a preços acessíveis, já afetou mais de 300 habitações e foi essencial para a identificação da carência e falha de mercado na faixa populacional de rendimentos intermédios, indicou a CML.

A CML considerou que o programa ajudou também a caracterizar as necessidades específicas de uma faixa da população de “rendimentos intermédios”, que deram impulso à criação do novo programa municipal em curso ‘Lisboa PRA Todos’, um “Programa de Renda Acessível, que vai alargar a escala de intervenção com a disponibilização de cerca de 7000 fogos.​”

O período de candidaturas ao atual concurso decorre de 2 a 22 de julho, e todas as informações com ser obtidas no site http://www.rehabitarlisboa.cm-lisboa.pt/.