Câmara de Lisboa apoia alunos na aquisição de calculadoras gráficas

Alunos do 10º vão ter apoio na aquisição de calculadoras gráficas pela Câmara Municipal de Lisboa. O valor total do apoio vai até 100 euros por aluno e o investimento total para o atual ano letivo é estimado em 545.500 euros.

Câmara de Lisboa apoia alunos na aquisição de calculadoras gráficas
Câmara de Lisboa apoia alunos na aquisição de calculadoras gráficas. Foto: Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai apoiar a aquisição de calculadoras gráficas para os alunos do 10.º ano de escolaridade da rede pública de ensino, até ao montante de 100 euros por aluno. As máquinas calculadoras gráficas são as de uso nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais.

Com um número estimado de 5.455 alunos a CML espera disponibilizar um total de 545.500 euros, no atual ano letivo.

Após a aquisição das calculadoras, os encarregados de educação poderão ser reembolsados até ao valor de 100 euros por aluno, com a apresentação dos comprovativos da aquisição. Para o desenrolar do processo os encarregados de educação podem obter mais informações junto dos Agrupamento de Escolas ou Escolas Não Agrupadas.

Trata-se de mais uma das medidas de apoio aos encarregados de educação pela Câmara Municipal de Lisboa no atual ano letivo. No global, a CML disponibiliza mais de 1,4 milhões de euros para a Ação Social Escolar, o que, a CML refere ser o maior financiamento de sempre do Município nesta área de Ação Social Escolar.

“Temos consciência do difícil contexto socioeconómico que o país atravessa e que coloca grandes dificuldades a muitas famílias e, nesse sentido, tudo temos feito para reforçar os apoios à população de Lisboa naquelas que são as áreas mais sensíveis. Este caminho é para manter, sendo a nossa ambição contribuir a cada dia para criar um Estado Social Local, capaz de dar respostas concretas às necessidades dos nossos cidadãos”, referiu o presidente da CML, Carlos Moedas, citado em comunicado do Município.

Outras medidas em vigor no ano letivo de 2023/2024 incluem a atribuição de um apoio adicional aos alunos com Necessidades de Saúde Especiais e a redução de 50% do valor a pagar pelas refeições nas escolas da rede pública de ensino. Os alunos pagam agora 73 cêntimos por almoço, mantendo-se a gratuitidade para os escalões A e B.