Câmara de Lisboa apoia Bombeiros Voluntários com seis novas ambulâncias

Bombeiros Voluntários de Lisboa vão ser dotados com seis novas ambulâncias equipadas para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica a doentes urgentes e emergentes. O apoio é da Câmara Municipal de Lisboa no valor de 390 mil euros.

Câmara de Lisboa apoia Bombeiros Voluntários com seis novas ambulâncias
Câmara de Lisboa apoia Bombeiros Voluntários com seis novas ambulâncias. Foto: Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou apoio financeiro de 390 mil euros às seis Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Cidade de Lisboa, ou seja: da Ajuda, Beato e Penha de França, Cabo Ruivo, Campo de Ourique, Lisboa e Lisbonenses. O valor é destinado à aquisição de seis ambulâncias de emergência pré-hospitalar.

A CML indica que “os bombeiros voluntários da cidade de Lisboa são parte integrante e essencial à operação de salvaguarda dos lisboetas e da cidade. Parte desta atuação advém do Dispositivo Integrado e Permanente de Emergência Pré-Hospitalar, que visa a gestão centralizada e otimizada dos meios de emergência pré-hospitalar”.

É considerado pela CML que o dispositivo reduz substancialmente o tempo médio de resposta/espera da assistência à vítima de acidente ou doença súbita, revelando-se, numa mais-valia para a resposta às emergências pré-hospitalares na cidade de Lisboa. Desde a implementação do dispositivo, em abril de 2017, recebeu até agora mais de 188 mil ocorrências pré-hospitalares.

Para que o dispositivo possa exercer a operação de socorro são necessários meios, nomeadamente a ambulância de emergência pré-hospitalar, Tipo B, que é equipada especificamente para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica a doentes urgentes e emergentes.

Para o vereador da Câmara Municipal de Lisboa responsável pelo Pelouro da Proteção Civil, Ângelo Pereira, “é de especial relevância e interesse de toda a população que reside e circula no concelho de Lisboa que as Associações disponham de meios adequados para cabalmente desempenharem essa missão”.