Câmara Municipal de Lisboa adere ao ‘Compromisso Pagamento Pontual’

Câmara Municipal de Lisboa (CML) promove encontro ‘B2B Lisboa’ com os parceiros fornecedores. Um encontro que marca o momento de adesão da CML ao ‘Compromisso Pagamento Pontual’. O ‘B2B Lisboa’ ocorre na manhã de 6 de abril, no Fórum Lisboa.

Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa. Foto: Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Lisboa vai promover no próximo dia 6 de abril um encontro com os seus fornecedores, ou seja um ‘B2B Lisboa’, em que formalizará a adesão do Município ao ‘Compromisso Pagamento Pontual’. Na sessão serão entregues os diplomas de participação a outras empresas e entidades recentemente inscritas neste mesmo movimento.

A CML vai agora associar-se ao compromisso pagamento pontual a fornecedores que a ACEGE, CIP, IAPMEI, Apifarma e CGD têm vindo a promover e que já tem mais de 900 entidades e empresas aderentes. A CML está consciente das suas responsabilidades perante os fornecedores e assim deseja “dar sinal da importância de um ciclo virtuoso de pagamentos”, indica o Município em comunicado

Dados da empresa que faz estudos sobre o setor empresarial, a Informa D&B, em Portugal, 80% das empresas paga aos seus fornecedores fora do prazo acordado. Uma prática que promove “um real estrangulamento para o funcionamento das empresas e, consequentemente para o crescimento da economia.”

De acordo com estudo da empresa de consultoria ‘Augusto Mateus & Associados’ a realidade ligada aos atrasos nos pagamentos é muitas vezes esquecida ou menorizada, e tem um impacto devastador, sendo responsável por 25% do total de falências que ocorrem na União Europeia e por mandar para o desemprego milhares de pessoas em Portugal.

No primeiro encontro ‘B2B Lisboa’, a CML quer chamar a atenção para a problemática e debate-la no atual contexto, para isso convidou empresas e entidades que estão diretamente relacionadas com o tema. Um encontro que é aberto a todos os fornecedores e empresas, mediante inscrição prévia. Independentemente de serem ou não já aderentes ao ‘Compromisso Pagamento Pontual’.