Câmara Municipal de Lisboa conquista Prémio Procura+ 2024 na categoria Iniciativa em Contratos Públicos

Câmara Municipal de Lisboa conquista Prémio Procura+ 2024 na categoria Iniciativa em Contratos Públicos
Câmara Municipal de Lisboa conquista Prémio Procura+ 2024 na categoria Iniciativa em Contratos Públicos. Foto: Rosa Pinto

A ICLEI – Local Governments for Sustainability, atribui Prémio Procura+ 2024, na categoria Iniciativa em Contratos Públicos, à Câmara Municipal de Lisboa. Dos finalistas fazia parte também Barcelona e a Lituânia.

A organização não-governamental, que agrega entidades locais e regionais de mais de 125 países, entregou o Prémio ao presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, no final do primeiro dia Conferência Procura+, a decorrer em Lisboa e onde participam especialistas internacionais numa partilhar das melhores práticas para que as compras públicas, como ecológicas, inovadoras, circulares e socialmente responsáveis.

“Em Lisboa, estamos a transformar a ideia de sustentabilidade em realidade. E estamos a fazê-lo dando o exemplo. Estamos a fazê-lo causando impacto na vida das pessoas. Estamos a tornar as aquisições sustentáveis dentro da nossa autarquia em algo real. E tenho a honra de poder dizer que estamos muito perto de atingir os 100% de compras sustentáveis na Câmara Municipal de Lisboa. Esta é uma grande conquista, com a qual não podemos deixar de nos congratular”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Carlos Moedas acrescentou: “Este prémio é também o reconhecimento do empenho de todos os trabalhadores e dirigentes que, diariamente, se esforçam para fazer mais e melhor, em direção a um novo paradigma da contratação pública”.

A Câmara Municipal de Lisboa indicou que é um dos dez maiores compradores públicos do país e foi a primeira organização portuguesa (pública e privada) a implementar o sistema de compras sustentáveis de acordo com a Norma Guia ISO 20400, a norma internacional de orientação em compras públicas sustentáveis.

Trata-se do reconhecimento do trabalho desenvolvido na implementação do sistema da Compra Sustentável, que na autarquia envolveu vários departamentos nos últimos dois anos, e impulsionado pelo Departamento de Aprovisionamentos e pela Equipa de Missão para a Compra Sustentável.