Caminho de Santiago em exposição no posto de Turismo de Leiria

Caminho de Santiago em exposição no posto de Turismo de Leiria
Caminho de Santiago em exposição no posto de Turismo de Leiria. Foto: DR

Uma exposição no posto de Turismo de Leiria, inaugurada em 4 de outubro, é uma mostra de objetos e fotografias relacionados com a peregrinação jacobeia. A mostra “Santiago: O Caminho de quem escuta com os pés” tem a organização de um grupo de peregrinos portugueses. É visitável até dia 30 de outubro, de segunda a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Nesta exposição, centrada no Caminho de Santiago, a conceção leva os visitantes a seguirem, como referem os organizadores, “as famosas setas amarelas, como se fossem peregrinos, conhecendo um percurso que nunca acaba”.

Numa colaboração entre o grupo de peregrinos do Caminho de Santiago e o Turismo Centro de Portugal, os visitantes por observar peças que integram o espólio da Associação Espaço Jacobeus ou outras cedidas para a iniciativa por instituições e peregrinos.

Para elem das peças, observam-se fotografias dos diferentes caminhos de Santiago e do património que atravessam, objetos relacionados com a peregrinação jacobeia, imagens, símbolos e estatuetas de Santiago. Mas há ainda um conjunto de histórias ilustradas de peregrinos, recordações, peças de artesanato e o pote da típica queimada galega.

A descoberta do túmulo do Apóstolo Santiago, há cerca de 1.200 anos, levou “inúmeros peregrinos a partirem para Santiago de Compostela para venerar as suas relíquias, desenvolvendo a cultura jacobeia por toda a Europa”, descreve a Arquidiocese de Santiago de Compostela.

Também de acordo com a Arquidiocese de Santiago de Compostela, “O Caminho de Santiago, a Primeira Rota Cultural Europeia e Património Mundial, é uma das vias de peregrinação mais antigas e importantes do cristianismo”.

Dados do Serviço de Peregrinos de Santiago de Compostela indicam que este ano, até dia 3 de outubro, os cinco itinerários do Caminho de Santiago que começam em Portugal, nomeadamente o Central, da Costa, da Geira e dos Arrieiros, de São Rosendo e Minhoto-Ribeiro, foram percorridos por 166.378 peregrinos, mais 11% em comparação com igual período do ano passado. A maioria é proveniente de Espanha com 31%, dos EUA com 9% e de Portugal com 8,9%, ou seja, 14.682 peregrinos.

Ainda de acordo com o Serviço de Peregrinos de Santiago de Compostela, no total dos trajetos, o Caminho de Santiago foi percorrido este ano até agora por 462.220 peregrinos, mais 6% em termos homólogos, tendo uma maioria de 209.523 peregrinos escolhido o itinerário Francês, e 19.835 escolheram os portugueses.