Caminho Português de Santiago Central recebe certificação

De Oliveira de Azeméis a Valença, o Caminho Português de Santiago Central recebe certificação. A antiguidade do itinerário e do seu uso consistente, bem como o valor elevado patrimonial, fundamentam o reconhecimento do Caminho.

Caminho Português de Santiago Central recebe certificação
Caminho Português de Santiago Central recebe certificação.

O Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, com 177,8 Km, atravessa 13 municípios entre Oliveira de Azeméis e Valença, já está certificado. A portaria vem publicada no Diário da República de 19 de dezembro e é assinada pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Ao Caminho é reconhecido o elevado valor patrimonial, o traçado histórico do Porto (entre a entrada norte da Ponte D. Luís e a Praça de Carlos Alberto), o traçado histórico de Barcelos (entre o Largo do Tanque em Barcelinhos e o Largo do Bem Feito em Barcelos) e o traçado histórico de Ponte de Lima (entre a Capela de Nossa Senhora da Guia em Ponte de Lima e o Largo da Alegria em Arcozelo).

Para a certificação, e como consta da portaria, foi a fundamentação da antiguidade do itinerário e do seu uso consistente até ao presente parte de estudos que provam a sua utilização regular pelas pessoas em trânsito entre a região do Douro e do Minho.

É descrito que sobressaem as narrativas de peregrinações jacobeias realizadas entre os séculos XIX e XVIII por viajantes oriundos de vários países, cujos relatos fornecem-nos informações relevantes sobre o itinerário (orografia, templos religiosos, rede viária e espaços de apoio ao peregrino) que evidenciam a sua importância e dinâmica histórica.

Para o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, “este é o reconhecimento de um caminho de elevado valor patrimonial. Para Valença esta é uma excelente notícia que reforça, ainda mais, este caminho histórico e emblemático das peregrinações a Santiago”.

Com esta nova certificação, Valença fica com os dois percursos, que chegam até ao concelho, o Caminho Português de Santiago Central e o Caminho Português da Costa.

Em face do valor patrimonial e turístico, a Câmara Municipal de Valença tem vindo, nos últimos tempos, a investir sobretudo no reforço da segurança da sinalética e na manutenção do percurso. E de acordo com a Autarquia está em perspetiva o reforço das áreas de descanso para peregrinos e da sinalética interpretativa de monumentos e sítios com interesse, assim como a requalificação do Albergue de São Teotónio.

De destacar que a Eurocidade Valença.Tui é a porta de entrada do Caminho Português para Santiago de Compostela na Galiza. Um traçado onde confluem os peregrinos do Caminho Português Central, do Caminho das Torres e do Caminho da Costa.

Assim, e como descreve nota da Câmara Municipal de Valença, a meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui de um lado e a Fortaleza de Valença do outro.