Campanha The Endangered Typeface para proteger espécies ameaçadas

ANP e WWF Portugal lançam campanha de sensibilização ambiental para proteger espécies ameaçadas de extinção. The Endangered Typeface, com assinatura criativa da Bar Ogilvy, tem como mote “Uma fonte viva para proteger toda a vida animal”

Campanha The Endangered Typeface para proteger espécies ameaçadas
Campanha The Endangered Typeface para proteger espécies ameaçadas

Estamos a atravessar a sexta extinção em massa, refere em comunicado a ANP|WWF Portugal, e acrescenta que o planeta está a perder biodiversidade a um ritmo preocupante, várias espécies animais estão em risco de desaparecer, e os humanos são os grandes responsáveis.

Porque também somos os únicos seres capazes de pôr um travão a esta preocupante realidade enfrentada um pouco por todo o Planeta Terra, a Associação Natureza Portugal (ANP), em associação com o World Wide Fund for Nature (WWF), e com a criatividade da empresa de publicidade BAR Ogilvy colocou em marcha uma campanha de sensibilização ambiental intitulada “The Endangered Typeface”.

A campanha “The Endagered Typeface” sob o mote “Uma fonte viva para proteger toda a vida animal”, pretende envolver a sociedade numa preocupação global que é a sexta extinção em massa. A partir de uma fonte associada à base de dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, promovida pela International Union for Conservation of Nature (IUCN), cada letra representa um animal. À medida que o número de indivíduos de cada espécie for diminuindo, a letra correspondente vai desaparecendo.

Para Ângela Morgado, Directora Executiva da ANP|WWF, a campanha “The Endangered Typeface” da desenvolvida pela Bar Ogilvy “quer pôr as pessoas a pensar num problema que afeta toda a humanidade – pôr em causa a biodiversidade é pôr em causa a nossa sobrevivência. A vida selvagem continua a decair de forma alarmante, o que traz graves consequências para a nossa própria saúde e subsistência”.

Dados da IUCN indicam que mais de 42 mil espécies estão ameaçadas de extinção, incluindo, entre muitos outros, 41% de anfíbios, 27% de mamíferos, 36% de corais de recife, 21% de répteis e 13% de aves. Dos 1,7 milhões de espécies já identificadas, a Lista Vermelha avaliou o risco de extinção de quase 105 mil. Também dados do Relatório Planeta Vivo, da WWF, indicam que a abundância de vida selvagem (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes) teve uma queda média de 69‰ desde 1970.

A campanha foi lançada oficialmente a 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, e é uma fonte criada para ajudar a proteger todos os animais em risco de extinção, com a ANP|WWF a desafiar as pessoas a fazerem o download da fonte, a fazerem um donativo e a espalharem a palavra. Ajude-nos a escrever outra história, pede a ANP|WWF.