Canção “Grândola, Vila Morena” candidata a Património Nacional

Canção “Grândola Vila Morena”, que foi senha de operação militar é candidata a Património Nacional. A iniciativa é da Câmara Municipal de Grândola, que integra a candidatura no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

Canção “Grândola, Vila Morena” candidata a Património Nacional
Canção “Grândola, Vila Morena” candidata a Património Nacional. Foto: Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Grândola candidata a canção “Grândola, Vila Morena” a Património Nacional. A oficialização da candidatura é realizada no dia 29 de novembro, às 15h00, na Casa Alentejo, em Lisboa, pelo presidente da Autarquia, António Figueira Mendes, durante um evento integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

No evento, onde Paulo Carvalho cantará algumas músicas, estará o ilustrador André Carrilho, que criou a imagem gráfica destas comemorações, a cerimónia vai contar ainda com a presença do comandante Carlos Almada Contreiras, que indicou a canção “Grândola Vila Morena” como senha da operação militar “Fim do Regime; da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; e de representantes da associação José Afonso.

A Câmara de Grândola indicou que no contexto do evento, serão erguidos em todas as freguesias do concelho vários monumentos, assinados por reputados artistas, como Vhils e André Carrilho. As obras de arte terão temas alusivos às liberdades conseguidas com o 25 de Abril. A cerimónia contará ainda com uma degustação, orientada pelo chef Vítor Sobral, de produtos regionais e vinhos do concelho de Grândola.