Cancro da cabeça e pescoço: Um esclarecimento por especialistas

Algumas das questões sobre cancro da cabeça e pescoço, nomeadamente os tipos de cancro, os fatores de risco, diagnósticos e os tratamentos, são explicadas por especialistas da Mayo Clinic, EUA.

Cancro da cabeça e pescoço: Um esclarecimento por especialistas
Cancro da cabeça e pescoço: Um esclarecimento por especialistas

Há muitos tipos de cancros da cabeça e pescoço. Trata-se de uma ampla categoria usada para descrever qualquer cancro que começa na cabeça ou no pescoço, inclusive na boca, nariz e garganta.

Os cancros da cabeça e pescoço são duas vezes mais comuns nos homens do que nas mulheres, e são diagnosticados com mais frequência entre pessoas com mais de 50 anos.

O consumo de álcool e o tabagismo, incluindo o tabaco de mascar, estão entre as maiores causas de cancro da cabeça e pescoço, especialmente o cancro bucal, de faringe e laringe. Entretanto, houve um aumento no cancro da garganta nos últimos anos em pessoas que não fumam ou não bebem.

Dados da Sociedade Americana de Oncologia indicam que a causa se deve ao papilomavírus humano (VPH), uma infeção sexualmente transmissível que pode afetar cerca de 80% de todos os adultos em algum momento de suas vidas.

Tipos de cancros da cabeça e pescoço

Os cancros da cabeça e pescoço mais comum incluem:

Cancro da amígdala

O cancro da amígdala é um crescimento anormal de células que se forma numa amígdala. As amígdalas são duas estruturas ovais na parte posterior da boca que são parte do sistema imunológico do corpo que combate os germes. O cancro da amígdala é uma doença frequentemente diagnosticada tardiamente, quando o cancro já se espalhou para as áreas adjacentes, como os nódulos linfáticos no pescoço.

Embora não esteja claro o que causa o cancro da amígdala, os profissionais de saúde têm vindo a detetar evidências de VPH na maioria dos cancros da amígdala nos Estados Unidos.

Cancro do palato mole

O cancro do palato mole começa nas células do palato mole, localizado na porção superior da parte posterior da boca, atrás dos dentes. O cancro do palato mole é considerado um tipo de cancro da garganta. O cancro do palato mole se forma quando uma mutação genética transforma células normais e saudáveis em células anormais. Os fatores de risco incluem tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, infeção com VPH e uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico.

Cancro da língua

Diversos tipos de cancro podem afetar a língua, entretanto, na maioria das vezes, o cancro de língua começa nas células finas, planas e escamosas que revestem a superfície da língua. Os tipos de células envolvidas no cancro de língua ajudam a determinar o prognóstico e o tratamento. Assim como no cancro de amígdala, cada vez mais os cancros na base da língua estão associados ao HPV.

Tratamento

O tratamento para cancros de cabeça e pescoço pode variar dependendo do tamanho, da localização e do tipo de cancro. A cirurgia é o tratamento mais comum. No momento, existem operações minimamente invasivas, como a cirurgia robótica transoral e a microcirurgia a laser transoral. Os pacientes também podem receber quimioterapia, imunoterapia ou tratamento farmacológico direcionado, assim como radiação.

Se for necessária uma cirurgia reconstrutiva, os pacientes poderão apresentar alterações na sua capacidade de falar ou comer. Serviços de reabilitação muitas vezes estão disponíveis para ajudar os pacientes na recuperação.

Redução dos riscos

Há muitas medidas que podem ser tomadas para reduzir os riscos de desenvolvimento de cancro de cabeça e pescoço, por exemplo:

Parar de fumar: O tabagismo é a principal causa de cancro de cabeça e pescoço. Se fumar, pare o quanto antes. Os utilizadores de marijuana também podem ter alto risco de desenvolver cancro de cabeça e pescoço.

Limitar o consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool também representa um fator de risco para o desenvolvimento de cancro de cabeça e pescoço. Se consumir bebidas alcoólicas, é recomendável fazê-lo com moderação.

Proteger-se contra o VPH: Para reduzir os riscos, tome a vacina contra VPH e pratique sexo seguro.

Proteger a pele: A exposição à luz solar pode aumentar o risco de desenvolver cancro da pele. Muitas pessoas esquecem-se de tomar as precauções para cobrir o rosto e os lábios. Use chapéu ou boné, óculos escuros e aplique protetor solar no rosto regularmente. Além disso, procure usar proteção para os lábios com FPS.

Consumir uma dieta saudável: Uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a reduzir os riscos de desenvolver doença cardiovascular e também ajuda a reduzir as o desenvolvimento de cancro de cabeça e pescoço.

Praticar uma boa higiene oral: Uma higiene oral inadequada pode estar associada com o cancro oral. Escove os dentes e use o fio dental regularmente, e consulte um dentista para fazer exames de rotina. Se você notar um nódulo, uma protuberância ou um corte dentro da boca que não cicatriza, fale com seu dentista.

Estar consciente dos perigos no ambiente de trabalho: Se trabalhar num ambiente onde está exposto a certos produtos químicos ou poeiras, adote as medidas para se proteger. Use equipamentos de proteção e siga as diretrizes de segurança para reduzir a inalação e a irritação do nariz e garganta.

Evitar a exposição desnecessária à radiação: Adote medidas para evitar a exposição à radiação que está associada com o desenvolvimento de cancro da cabeça e pescoço.

Consulte o médico de cuidados de saúde primária para o ajudar a determinar quais os exames que podem ser necessários, especialmente se apresentar sintomas que podem indicar um cancro da cabeça e pescoço. Se houver dúvidas deve consultar um médico especialista.