Cancro do Pulmão é doença oncológica que mais mata em todo o mundo

Diagnóstico tardio na maioria dos doentes do cancro do pulmão pode justificar que esta doença oncológica seja a que mais mata em todo o mundo. No Dia Mundial do Cancro, 4 de fevereiro, os pneumologistas alertam para a prevenção.

Cancro do Pulmão é doença oncológica que mais mata em todo o mundo

O cancro do pulmão é a principal causa de morte por doenças oncológicas em todo o mundo, observando-se o mesmo em Portugal, indicam dados da GLOBOCAN relativos a 2020. Esta é uma realidade que pode mudar, se todos os que se dedicam à área do cancro do pulmão unirem esforços para a sensibilização da população.

O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) assinala o Dia Mundial do Cancro, 4 de fevereiro, alertando que o cancro do pulmão é continua a ser uma das doenças oncológicas mais frequentes no mundo e que a sua incidência aumenta a um ritmo de 0.5% por ano.

Dados da base de dados online GLOBOCAN, referentes a 2020, mostram também que, em todo o mundo, o número estimado de novos casos de cancro do pulmão, para ambos os sexos e todas as idades, foi de 2.206.771, sendo apenas ultrapassado pelo cancro da mama, com a incidência situada nos 2.261.419.

Em referência à mortalidade os dados indicam que o cancro do pulmão ocupa o primeiro lugar, com 1.796.144 de mortes, um número bastante superior ao da segunda doença que mais mortes provoca, o cancro colorretal, com 935.173 mortes. “Esta diferença marcada prende-se com o diagnóstico tardio da maioria dos doentes, já em estado avançado, visto que os tumores torácicos podem desenvolver-se durante bastante tempo sem dar sintomas”, explica a Teresa Almodôvar, médica pneumologista, presidente da Direção do GECP que avança que “em Portugal, observa-se a mesma tendência na mortalidade”, com o cancro do pulmão em primeiro lugar no número estimado de mortes de 388.973, seguido pelo cancro colorretal com 249.144.

As estimativas apontam para uma incidência de cancro do pulmão 2,65 vezes superior nos homens em comparação com as mulheres, ou seja uma relação de 3.933 versus 1.482. No caso do ano de 2020 a estimativa é que a mortalidade por cancro do pulmão tenha sido 3 vezes superior nos homens do que nas mulheres.

“É importante lembrar que é possível (e necessário!) mudar estes números, desde logo com a alteração de comportamentos”, aponta a médica pneumologista. Sabe-se que o tabaco é o principal fator de risco para o cancro do pulmão, sendo que 85 a 90% dos novos casos são detetados em fumadores. Quer isto dizer que, diminuindo ou eliminando o tabagismo na população, poderemos também reduzir os números associados ao cancro do pulmão.

“A contaminação ambiental, fatores genéticos ou alterações moleculares também podem ser fatores de risco para cancro de pulmão, embora numa percentagem muito pequena”, salienta Teresa Almodôvar. Por outro lado, “é fundamental unirmos esforços na consciencialização e educação da população, apostando em campanhas de alerta para as causas, sintomas e medidas de prevenção desta doença oncológica”.

Ao longo dos seus 22 anos de atividade, o GECP tem tentado promover a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados aos doentes, algo igualmente essencial na redução dos números anteriormente referidos. “Além disso, o desenvolvimento e o apoio à investigação clínica nesta área são objetivos do GECP e, por isso, queremos estabelecer pontes entre os vários Centros de Investigação e de Ensaios Clínicos, para que mais doentes possam ter acesso a tratamentos inovadores e a um seguimento mais personalizado, de acordo, não só com a sua doença, mas com as suas próprias característica”, finalizou a especialista.