Cancro e os rastreios na mulher em debate no Women’s Health Symposium

Especialistas nacionais e internacionais no domínio da saúde debatem no Women’s Health Symposium, que decorre no dia 27 de outubro, no Centro Cultural de Belém, alguns dos principais desafios que se colocam aos cuidados na saúde da mulher.

Cancro e os rastreios na mulher em debate no Women’s Health Symposium
Cancro e os rastreios na mulher em debate no Women’s Health Symposium. Foto: DR

A prevenção do cancro do colo do útero e os rastreios pré-natais são os principais temas em debate na segunda edição do Women’s Health Symposium, que decorre no dia 27 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O encontro, organizado pela farmacêutica Roche, reúne especialistas nacionais e internacionais em saúde para debater “a evolução e a realidade dos cuidados na saúde da mulher.”

O rastreio do cancro do colo do útero, como os desafios da colposcopia, o papel dos biomarcadores emergentes e a antevisão do rastreio do cancro do colo do útero na próxima década, fazem parte do programa de debate da primeira parte do simpósio.

A vacina contra o vírus do papiloma humano (VPH) apresenta-se como uma nova forma de controlar a doença, mas o rastreio mantém-se como um elemento essencial na luta contra o cancro do colo do útero, “especialmente tendo em consideração que a vacina não cobre todos os tipos de VPH de alto risco”, o que leva a que as estratégias de rastreio sejam consideradas de grande importância para os especialistas.

A definição das estratégias de rastreio ganha cada vez mais destaque, no domínio da prevenção, mas em Portugal o rastreio ainda tem uma implementação assimétrica. Neste campo, a existência de desafios humanos, técnicos e económicos vão estar em debate no Women’s Health Symposium, bem como a necessidade de aplicar ferramentas para melhorar a eficiência do rastreio, a adesão do público-alvo ao rastreio. O que “pode exigir a criação de campanhas de sensibilização ou a aplicação de dispositivos que permitam a auto-colheita.”