Candidatos pelo Matosinhos Independente apresentam propostas para o concelho

Terrenos da Petrogal, transito e IMI são alguns dos setores abrangidos nas propostas dos candidatos pelo Matosinhos Independente às autárquicas, que apresentam à população, dia 4 de setembro, pelas 18h00, no Sea Porto Hotel, em Matosinhos.

Candidatos pelo Matosinhos Independente apresentam propostas para o concelho
Candidatos pelo Matosinhos Independente apresentam propostas para o concelho. Foto: DR

Os candidatos às eleições autárquicas pelo Movimento Matosinhos Independente dão a conhecer algumas das propostas que têm para o concelho, em encontro no dia 4 de setembro, pelas 18h00, no Sea Porto Hotel, em Matosinhos.

O Movimento Matosinhos Independente liderado pelo conhecido biólogo e fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, vai apresentar algumas das várias propostas que constam do programa do Matosinhos Independente coordenado por Joaquim Massena, arquiteto, e que, entre outros, conta com contributos de Mário Russo, engenheiro, e de Liliana Vaz de Carvalho, veterinária.

De entre as propostas, com muitas sugestões dos munícipes, destacam-se: a realização de referendo local para os terrenos da Petrogal; a criação do Provedor do Cidadão; a criação de um Senado; fazer uma revolução do trânsito em Matosinhos com um novo túnel nos Produtos Estrela e outro para atravessar o Porto de Leixões.

As propostas também incluem, entre outras medidas, a recuperação das estradas secundárias de Matosinhos e o reforço e melhoria da sinalética; uma solução para Raf Park, Realidade Social e Hotel na Memória; intervenções no setor da limpeza urbana; rever o preço da água; taxa de participação de IRS e aplicar o designado IMI familiar.

No domínio da transparência e aproximação aos munícipes destaque para a criação de um limite máximo de 30 dias para responder às reclamações ou dúvidas dos munícipes. O Movimento releva que tem como prioridade na sua estratégia “fazer parte da solução e exigir a prestação de contas para quem está no poder”.

Em Matosinhos há 150.000 eleitores mas o atual poder camarário tem vindo a ser exercido com 29.000 votos, de uma votação de 75.000. É com esta realidade e com as propostas que apresenta que o Movimento Matosinhos Independente pretende confrontar a população, lembrando uma das frases mais conhecida do escritor e pensador brasileiro, Paulo Coelho: ” Imagine uma nova história para a sua vida e acredite nela”. Os candidatos do Matosinhos Independente dizem que acreditam, e esperam que os matosinhenses também acreditem.

Lista de candidatos: 60% de mulheres e 40% de homens.

Na lista da vereação, para além, Joaquim Jorge constam Mário Russo, professor do IPVC e especialista em resíduos sólidos. Pedro Araújo advogado e proprietário do cinema Trindade e Batalha.

Eduarda Antero, neta de Alípio Antero, dono da Confidente. Ana Trancoso, mandatária da candidatura. Pedro Aragão, gestor e vice-presidente do Associação de automóveis clássicos.

Mário Jaime, engenheiro e administrador de empresas. Lídia Viterbo, primeira subscritora e professora de Português, e Venâncio Carneiro, um profundo conhecedor dos meandros da política em Matosinhos.

Na lista para a Assembleia Municipal, encabeçada por Ana Santos, economista e filha do histórico do PS, Manuel dos Santos. Como Manuel Coelho, empresário e coordenador de proximidade da candidatura. Filipa Maciel, uma jovem advogada, de Custóias. Marta Torres, advogada que exerce em Matosinhos. Carlos Andrade, gestor, residente na Senhora da Hora. Eduardo Vaz Pereira que realiza as famosas festas de Garagem, residente em Custóias. Inês Castro, assistente de direção de Leça.

Para as Juntas de Freguesia: São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, a candidata é Manuela Silva ligada ao turismo; Custóias Leça do Balio e Guifões, João Ribeiro engenheiro ligado a um site de compras online.

A apresentação das propostas conta também com a presença da mandatária sénior D. Maria do Céu e do mandatário financeiro Alberto Paiva.