Cardiologistas de Intervenção apelam a escolhas saudáveis no Natal

“Este natal dê um presente ao seu coração”. É um conselho, mas sobretudo um alerta para a importância de neste período de Natal refletir e adotar um estilo de vida saudável que beneficie o coração, indica a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

Cardiologistas de Intervenção apelam a escolhas saudáveis no Natal
Cardiologistas de Intervenção apelam a escolhas saudáveis no Natal

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promove a iniciativa “Este natal dê um presente ao seu coração”. O objetivo é sensibilizar a população para a prevenção da doença coronária e alertar para a importância de adotar um estilo de vida saudável.

“A chegada da época natalícia é um bom pretexto para incentivar as pessoas a fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, optando por escolhas mais saudáveis que permitam reforçar os cuidados com o coração. Praticar exercício físico, controlar a alimentação e evitar o stress são boas formas de prevenir a doença coronária”, explicou João Brum Silveira, presidente da APIC.

A doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

“A hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo contribuem significativamente para aumentar o risco de sofrer de doença coronária. A prevenção é o melhor caminho para evitar as co-morbilidades e mortalidade associadas a estas doenças,” conclui João Brum Silveira.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), promotora da iniciativa, é uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de atividades científicas no âmbito dos aspetos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular.