Cardiologistas de Intervenção fazem recomendações para este Natal

“Este Natal dê um presente ao seu coração”. Este é o mote da campanha que Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular pretende levar à população nesta época festiva. Um alerta dos cardiologistas para eventuais excessos prejudiciais à saúde.

Cardiologistas de Intervenção fazem recomendações para este Natal
Cardiologistas de Intervenção fazem recomendações para este Natal

É importante cuidar da saúde do coração, como forma de prevenção da doença coronária ou das suas consequências, alerta a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC). Um alerta que se transforma em campanha à população, com o mote “Este Natal dê um presente ao seu coração”.

A APIC pretende com a campanha relembrar os portugueses de que devem ter cuidado com os habituais excessos durante a época natalícia, e como refere afirma Eduardo Infante de Oliveira, presidente da APIC, “sobretudo nesta época festiva, existe uma tendência para serem cometidos alguns excessos alimentares e verifica-se uma redução de alguns hábitos mais saudáveis, contudo é importante que os cuidados regulares com o coração se mantenham”.

O presidente da APIC acrescenta ainda que “a época natalícia pode ser um bom pretexto para fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, optando por uma alimentação equilibrada, pela prática de exercício físico, mesmo que apenas 10 minutos por dia, e evitando situações de stress e o consumo de álcool e de tabaco.”

Os Cardiologistas de Intervenção indicam que a doença coronária caracteriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.