Cardiologistas de intervenção querem incentivar investigação translacional

Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular promove reunião anual, de 11 a 13 de outubro. Os novos desafios do enfarte agudo do miocárdio e da intervenção coronária e valvular, novas tecnologias, novos dispositivos e novas técnicas são temas em debate.

Cardiologistas de intervenção querem incentivar investigação translacional
Cardiologistas de intervenção querem incentivar investigação translacional. Foto: DR

A Reunião Anual da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) decorre de 11 a 13 de outubro, no Centro de Congressos de Troia. Uma reunião em que os especialistas pretendem “dar uma atenção especial à comunidade científica que trabalha precisamente na área cardiovascular” para “incentivar a investigação translacional”.

Para António Fiarresga, presidente da Reunião Anual da APIC 2018 “o convívio e a interligação entre a comunidade de investigação básica e a clínica é essencial para o incremento da investigação translacional no nosso país”, pois referiu: “Infelizmente, em Portugal ainda se faz muito pouca investigação translacional, ao contrário de outros países de referência, como Espanha.”

Na reunião participam investigadores das principais instituições portugueses sendo o dia 12 de outubro, entre as 10h00 e as 17h00, dedicado à investigação.

A Reunião Anual da APIC centra-se, este ano, nos novos desafios do enfarte agudo do miocárdio e da intervenção coronária e valvular, nas novas tecnologias, novos dispositivos e novas técnicas. A segurança do doente vai ser o tema central de uma sessão especial que conta com a experiência da Lufthansa na gestão de riscos.

O programa da reunião inclui ainda um Encontro Luso-Brasileiro dedicado ao tema de “Ferramentas para o sucesso da intervenção coronária” e a nomeação para o Prémio Jovem Cardiologista de Intervenção. Mais informação sobre está disponível no web site www.reuniaoanualapic.pt.