Cardiologistas debatem inovações tecnológicas

Mais de 400 cardiologistas debatem, em Troia, as inovações tecnológicas em diferentes áreas da Cardiologia de Intervenção. A angioplastia coronária, a integração da imagem e da fisiologia coronária, a intervenção estrutural valvular e não valvular estão em debate.

Cardiologistas debatem inovações tecnológicas
Cardiologistas debatem inovações tecnológicas. Foto: DR

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promove, até 15 de outubro, a reunião anual no Centro de Conferências de Troia, onde mais de mais de 400 cardiologistas nacionais e internacionais partilham conhecimentos científicos e experiências nas diversas áreas da Cardiologia de Intervenção.

“A nossa preocupação foi, em primeiro lugar, dar cobertura a todas as diferentes áreas de trabalho da intervenção cardiovascular que vão desde a angioplastia coronária, a integração da imagem e da fisiologia coronária, a intervenção estrutural valvular e não valvular” explicou Rita Calé Theotónio, presidente da reunião anual da APIC 2022.

A especialista acrescentou: “Procurámos trazer temas que levantam questões do nosso dia-a-dia nos laboratórios de hemodinâmica, que representam novidades e inovações tecnológicas em diferentes áreas da Cardiologia de Intervenção. E ainda temas mais relacionados com a organização e com a qualidade, onde poderemos discutir pontos sensíveis que têm preocupado a comunidade de Cardiologia de Intervenção no país, e os desafios para o futuro.”

O evento é considerado o maior da Cardiologia de Intervenção nacional, e diferencia-se pela abordagem à complexidade dos procedimentos que são realizados todos os dias nos laboratórios de hemodinâmica em todo o país.

“A sua realização só tem sido possível porque existe uma preocupação dos Centros e das Sociedades Científicas na formação das equipas e na atualização dos conhecimentos dos profissionais que as integram. Por outro lado, a experiência coletiva que se adquire neste tipo de reuniões é ímpar e fundamental para o progresso da Cardiologia de Intervenção nacional”, concluiu Rita Calé Theotónio.

A reunião permite um debate sobre as técnicas inovadoras percutâneas com outras especialidades, como a cirurgia cardíaca, a cardiologia clínica, a medicina interna, entre outras. A reunião também permite ter um melhor conhecimento sobre equipas de médicos, enfermeiros e técnicos, que trabalham em diferentes laboratórios de Norte a Sul do país e ilhas.