Caretos de Trás-os-Montes nas moedas comemorativas de 2017 da INCM

Arte, Cultura e História são celebradas em moeda pela INCM. As moedas comemorativas previstas para 2017 incluem obras de arte visuais de José de Guimarães, Eduardo Aires, André Carrilho, João Fazenda e Luís Filipe de Abreu.

Moeda Comemorativa Caretos Trás-os-Montes 2017
Moeda Comemorativa, © INCM

Carlos Lopes, o herói do desporto nacional, no ano do seu 70º aniversário, o arquiteto Siza Vieira, retratado por Souto Moura, os Caretos de Trás-os-Montes e o Centenário das Aparições de Fátima são algumas das Moedas Comemorativas com que a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) quer marcar o ano de 2017.

Em 2017, pela primeira vez, a INCM indica que vai produzir em Portugal uma moeda corrente colorida, alusiva aos 150 anos da Segurança Pública, e uma moeda de coleção que vai combinar o metal e o acrílico, uma novidade numismática que procura recriar a ampla utilização do ferro e do vidro na arquitetura do século XIX, moeda de coleção Idade do Ferro e do Vidro – Série Europa – Idades da Europa.

As dez moedas previstas para 2017 foram desenhadas por individualidades das artes visuais contemporâneas, entre as quais, José de Guimarães, Eduardo Aires, André Carrilho, João Fazenda e Luís Filipe de Abreu. As moedas dão relevo à arquitetura, à etnografia e ao desporto nacional, entre outros valores e temáticas da cultura portuguesa e internacional.

Em 2017, as moedas de coleção, da série Arquitetura Portuguesa, são dedicadas a Álvaro Siza Vieira, da série Ídolos do Desporto ao campeão olímpico Carlos Lopes, da série Rainhas da Europa à rainha D. Maria Bárbara de Bragança, série Etnografia Portuguesa inclui duas moedas uma dedicada ao Centenário das Aparições de Fátima, e outra aos Caretos de Trás-os-Montes.

Na série Ibero-Americana é criada uma moeda dedicada às maravilhas naturais da ilha da Madeira, para série Europa – Idades da Europa é criada a moeda dedicada à Idade do Ferro e do Vidro e ao tema O Futuro é a moeda da série Desenhar a Moeda, nas moedas correntes são assinalados, com duas moedas, os 150 Anos da Segurança Pública e os 150 Anos do Nascimento de Raul Brandão.