Carnaval de Ovar com grande corso de domingo debaixo de chuva

Grande Corso Carnavalesco de Ovar, mesmo debaixo de chuva, encheu hoje de ritmo e beleza a Avenida Dr. Francisco de Sá Carneiro em Ovar. A cidade prepara-se já para a sua noite mágica, segunda feira, onde são esperados milhares de visitantes.

Carnaval de Ovar
Carnaval de Ovar. Foto: Rosa Pinto

Grande Corso Carnavalesco de Ovar decorreu hoje, 11 de fevereiro, na maior parte do tempo debaixo de chuva. Uma chuva persistente que durante cerca de duas horas levou alguns dos espetadores a abandonar o recinto.

Mas mesmo com a chuva, os 24 grupos de animação do carnaval, percorreram a Avenida Dr. Francisco de Sá Carneiro com o rigor que define e carateriza o Carnaval de Ovar.

Os diversos carros dos grupos debitaram muitos decibéis de som ao longo do percurso, mas também muitos gases poluidores, dado que todos se moviam a combustíveis fosseis, ou seja, a gasóleo. A grande humidade atmosférica não permitiu que os gases subissem e se dispersassem, pelo que foi notório o incómodo da poluição. Talvez já fosse altura de fazer uma mudança e a opção passar a ser por veículos movidos a energia elétrica.

Os participantes dos grupos desfilaram com um entusiasmo contagiante, e mesmo com a chuva, brilharam os rostos maquilhados na perfeição e os permanentes sorrisos. A dança, a música e os fatos confecionados com uma grande e inovadora criatividade, tornaram o espetáculo do Carnaval de Ovar uma mistura de elementos que levou a que a maioria dos espetadores a manterem-se firmes até o Rei e a Rainha do Carnaval abandonarem o recinto.

Dos grupos que participam no carnaval de 2018, o ‘Condores’ é o mais antigo, dado que teve estreia em 1959, e conta já com quatro palmarés de 1º lugar, no entanto o grupo com maior número de primeiros lugares foi o ‘Pinguins’ que fez estreia em 1968, e já conta com 16 palmarés, tantos quantos o do grupo ‘Charanguinha’ que teve a sua estreia em 1985.

Com ocupação plena de hotéis, alojamento local e restaurantes, Ovar prepara-se para a sua grande noite mágica, segunda feira, 12 de fevereiro. São esperados milhares de visitantes que vão ocupar todos os espaços de animação até de madrugada do dia 13.