Carnaval de Podence: Os Caretos animam Entrudo Chocalheiro

Entrudo Chocalheiro pelas ruas de Podence, Macedo de Cavaleiros, de 26 de fevereiro a 1 de março de 2022. Um carnaval, com os Caretos de Podence à solta, que é Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Carnaval de Podence: Os Caretos animam Entrudo Chocalheiro
Carnaval de Podence: Os Caretos animam Entrudo Chocalheiro. Foto: © Rosa Pinto

Considerado o Carnaval mais genuíno de Portugal, o Entrudo pelos Caretos de Podence está na rua, entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março de 2022, para celebrar um ano da tradição que está, desde dezembro de 2019, na lista da UNESCO de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Queima do Entrudo, desfile das marafonas e do Pregão Casamenteiro, como pontos altos da celebração, o programa do Entrudo Chocalheiro, Macedo de Cavaleiros, inclui também vários passeios pedestres e o Festival Gastronómico do Grelo.

“É uma alegria voltarmos a poder celebrar o Entrudo Chocalheiro, com toda a tradição e importância que têm para a aldeia de Podence”, afirmou Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, e lembra “que serão adotadas todas as medidas de segurança determinadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS)”.

“Este é um momento muito importante para os macedenses e para Podence, um evento que leva a que muitos dos nossos conterrâneos que se encontram emigrados regressem à sua terra Natal para se embrenharem na pele de Careto”.

O programa do Carnaval que se celebra durante quatro dias inclui quase 40 iniciativas, que centram a atenção no património cultural, etnográfico, natural, artístico e gastronómico de Macedo de Cavaleiros.

Em cada um dos quatro dias de folia, o “aquecimento” é feito logo a partir das 9 horas, invariavelmente em ritmo de caminhada (no dia 26, pelo Trilho do Entrudo Chocalheiro e pelo Trilho Careto, a 27), visitas (ao Geopark Terras de Cavaleiros, no dia 28), passeios (no dia 27, com o Careto BTT) ou geo-cruzeiros (à Albufeira do Azibo, em embarcação ecológica e rumo ao Geopark, nos quatro dias, em diferentes horários).

Em comunicado a autarquia lembra que o apogeu da jornada tem encontro marcado com a Queima do Entrudo na Eira do Careto, a 1 de março, pelas 18 horas, evento a que muitos só chegam – já depois dos Caretos à Solta, da Noite Chocalheira, do Pregão Casamenteiro ou do Desfile de Marafonas – porque não faltam momentos para repor energias, pelas rotas dos paladares que a Ronda das Tabernas abre a locais e visitantes.

No esquecer o Mercadinho Tradicional onde os carnavalescos e visitantes têm a oportunidade que comprar “coisas” e loisas da terra, num ambiente em que se experienciam tempos e sentidos do Carnaval mais genuíno e colorido do país.