Carne fresca de aves já pode ser exportada para o Chile

Mercado chileno já está aberto para os produtores nacionais de carne fresca de aves. Trata-se de um potencial mercado de 17 milhões de consumidores. Com a abertura do mercado chileno sobe para 57 os mercados já abertos pelo Governo.

Carne fresca de aves já pode ser exportada para o Chile
Carne fresca de aves já pode ser exportada para o Chile. Foto: © Rosa Pinto

Carne fresca de aves de produtores nacionais já pode, a partir de agora, ser exportada para o Chile, trata-se de um mercado importante com um potencial de 17 milhões de consumidores. Com o mercado do Chile, sobe para 57 o número de mercados já abertos pelo Governo, que viabilizam a exportação de um total de 226 produtos, sendo 171 de origem animal e 55 de origem vegetal.

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, referiu que “este passo é resultado do fortíssimo investimento na abertura de mercados e na internacionalização da produção nacional por parte deste Governo”. A internacionalização constitui “um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agroalimentares”.

Com a abertura de mercados verifica-se um aumento das exportações de produtos agroalimentares que, nos primeiros cinco meses do corrente ano, registaram uma taxa de crescimento 4,6% relativamente ao período homólogo.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura esclareceu que “para dar início às operações de exportação para países terceiros é geralmente necessário estabelecer as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários com as autoridades competentes dos países de destino. Trata-se de requisitos que têm que ser cumpridos na certificação dos produtos a serem exportados, quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional”.

O Ministério da Agricultura indicou que está a trabalhar na abertura de mais 58 mercados para exportação de 270 produtos, sendo 224 da área animal e 46 da área vegetal.