Casa de Miguel Torga vai tornar-se Casa-Museu

Projeto de musealização da Casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, vai avançar com um investimento de 341 mil euros do Turismo de Portugal. A intervenção cria a Casa-Museu e fortalece o polo turístico da região.

Miguel Torga
Miguel Torga - Estudo por Carlos Botelho, wikipedia

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) avança com a recuperação e musealização da Casa de Miguel Torga, em São Martinho de Anta, para isso celebra, em 15 de setembro, contrato de financiamento com o Turismo de Portugal.

O projeto compreende um investimento total de 341.515,54 euros, a ser financiado em 90% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do programa Valorizar – Programa de Apoio à Valorização e Qualificação de Destino.

A Casa de Miguel Torga é uma moradia de 1950 que tem em curso um processo de classificação como monumento de interesse publico para ser adaptada como espaço museológico e Pólo turístico, dedicado à vida e obra de Miguel Torga.

O projeto da DRCN para a Casa de Miguel Torga compreende três elementos principais:

  1. Adaptação da casa e terreno circundante a espaço museológico.
  2. Implementação de projeto museológico e infraestruturação da casa de acordo com esse mesmo projeto.
  3. Implementação de plano de comunicação e dinamização turístico-cultural do espaço, através da dinamização dos roteiros torguianos.

A DRCN indica que os elementos 1 e 2 constituem a natureza infraestrutural, que compreende a obra de requalificação da casa, o jardim e pomar contíguos, e toda a adaptação do seu interior a espaço museológico, e o desenvolvimento do desenho expositivo e respetivas infraestruturas.

O terceiro elemento será o corpo substancial do projeto e que, partindo dos elementos já existentes, ou seja a casa e a exposição, “desenhará uma estratégia de comunicação e lançamento público do projeto turístico, ao mesmo tempo que lançará no terreno, por meios físicos e virtuais, os roteiros torguianos, que transformarão este projeto no ponto de partida para uma rota turística dedicada a Miguel Torga.”

A Casa de Miguel Torga foi doada, em 2014, à Direção Regional de Cultura do Norte por Clara Crabbé Rocha, filha de Miguel Torga, e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa. O edifício vai agora ter uma intervenção de adaptação para transformar o espaço numa Casa-Museu do escritor.