Castelo de Paiva com 2,5 milhões de euros do Norte 2020

Programa Norte 2020 disponibiliza 2,5 milhões de euros para criação, expansão ou modernização de pequenos negócios no concelho de Castelo de Paiva, em consequência dos incêndios de 2017. A CCDR-N promove sessão de esclarecimentos a 5 de março.

0
Castelo de Paiva com 2,5 milhões de euros do Norte 2020
Castelo de Paiva com 2,5 milhões de euros do Norte 2020. Foto: Rosa Pinto

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), em parceria com o Município de Castelo de Paiva, promove a 5 de março, às 17h30, na Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre os apoios do Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020) (NORTE 2020) à criação, expansão ou modernização de pequenos negócios.

A iniciativa de promover a sessão insere-se no âmbito do concursoSI2E – Sistema de Apoio ao Empreendedorismo e Emprego”, que prevê um apoio na ordem dos 2,5 milhões de euros para micro e pequenas empresas do concelho de Castelo de Paiva. O objetivo é “incentivar a criação de emprego por conta própria e de empresas por desempregados e outras pessoas desfavorecidas ou inativas.”

Com a disponibilidade de fundos da União Europeia, o concurso é motivado pelos prejuízos causados pelo incêndio que atingiu Castelo de, em outubro de 2017. O apoio vai permitir minimizar as perdas sofridas, dado que pode financiar, a fundo perdido, investimentos até 235 mil euros por empresa.

Os fundos da União Europeia vão permitir considerar dois tipos de candidaturas:

criar micro e pequenas empresas ou proceder à expansão ou modernização de micro e pequenas empresas que foram criadas há menos de cinco anos;

expandir ou modernizar micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.

A CCDR-N indicou que “os apoios incluem financiamento para a criação de postos de trabalho e para investir, por exemplo, na aquisição de máquinas e equipamentos, na componente informática, na gestão de marcas e planos de marketing ou em pequenas obras de remodelação.”

O Programa NORTE 2020 é um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020 e no atual ciclo de fundos da União Europeia destinados a Portugal. É através deste instrumento que é feito o concurso para apoio das Micro Empresas e PME do concelho de Castelo de Paiva.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!