CCB celebra Dia Mundial do Livro com leituras

No CCB, em Lisboa, dia 23 abril de 2023, domingo, das 11h00 às 18h30, é celebrado o Dia Mundial do Livro. Leituras de excertos de livros, com entrada livre.

CCB celebra Dia Mundial do Livro com leituras
CCB celebra Dia Mundial do Livro com leituras. Foto: Rosa Pinto

O CCB, em Lisboa, celebra o Dia Mundial do Livro, 23 abril de 2023, com alguns convidados ligados à literatura e à palavra, que se juntam no Piso 2 do Foyer do Grande Auditório, na leitura de excertos de livros.

Na celebração de 2023 o CCB vai igualmente promover, junto do público, uma recolha de livros em troca de uma rosa vermelha: Uma Rosa por Um Livro. Os livros recolhidos serão doados a uma instituição de solidariedade social ou a uma biblioteca (a definir).

Esta iniciativa tem como base a lenda de S. Jorge, celebrado também nesse dia na Catalunha:

Diz a lenda que na pequena cidade de Montblanc, apareceu um dia um dragão maligno que aterrorizou a população. Porque o seu apetite era insaciável e não havia animais que chegassem, a população decidiu sacrificar uma pessoa por dia. Cedo foi escolhida a filha do rei, mas, quando esta ia ser devorada pelo monstro, um valente cavaleiro chamado Jorge interpôs-se entre eles e matou o dragão. Do sangue que escorreu do dragão nasceu uma roseira, da qual Jorge ofereceu a mais bonita rosa vermelha à princesa. Vem daí a tradição de, neste dia, os cavaleiros oferecerem às suas damas uma rosa vermelha, e as mulheres começarem a presentear os homens com um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro.

Programa

LEITURA DE PEQUENOS CONTOS INFANTO-JUVENIS

11h00: Cláudia Jardim – O Tigre e outros poemas, coletânea, autores de vários países

12h00: Miguel Mateus

LEITURA DE EXCERTOS DE LIVROS

15h00: Ana Zanatti – Contos, de Lydia Davis | Contos, de Paul Kellerman |

O Príncipe, de Nicolau Maquiavel

15h30: Lígia Soares – Juventude, de Tove Ditlevsen | 2.º vol. Da Trilogia

de Copenhaga

16h00: José Leite – Histórias de Cronópio e de Famas, de Júlio Cortázar

16h30: José dos Anjos

17h00: Patrícia Portela

17h30: Teresa Mello Sampayo – O Púcaro Búlgaro, de Campos de Carvalho

18h00: Margarida Pinto Correia

ESCOLHA UM TEMA, PROPONHA UM LIVRO

11H00 às 18h00

O público é convidado a propor um livro a partir de um dos temas presentes num painel que estará afixado. As sugestões serão divulgadas no site do PNL.