CCB: Guias de Audição (Rasgão ou Continuidade) por Nuno Vieira de Almeida e Vítor Moura

Palestras por Nuno Vieira de Almeida e Vítor Moura abordam obras de Beethoven, Wagner, Schubert, Richard Strauss, Sibelius e Arnold Schönberg. Centro Cultural de Belém, de 26 maio a 30 junho de 2021, quartas-feiras às 18h30, na Sala Ribeiro da Fonte.

Guias de Audição (Rasgão ou Continuidade) por Nuno Vieira de Almeida e Vítor Moura
Guias de Audição (Rasgão ou Continuidade) por Nuno Vieira de Almeida e Vítor Moura. Foto: DR

Há um entusiasmo de estreia que continua a animar por dentro algumas das obras musicais que se tornaram referências incontornáveis da história da música. O lugar destas obras no cânone artístico ocidental parece ter amortecido esta palpitação, e o primeiro objetivo desta série de palestras consiste em resgatar essa mesma palpitação, e propô-la como catalisadora do interesse do público contemporâneo.

Num tempo que permite um acesso quase imediato a um manancial virtualmente inesgotável de interpretações, versões, explicações e discussões musicais, assiste-se, algo paradoxalmente, a uma diminuição do interesse do público, em geral, no conhecimento musical e no seu ato performativo. Vários fatores concorrem para esse declínio, desde a falta de divulgação e crítica na comunicação social até às contingências e hesitações no ensino da música nas escolas. Esta série de encontros pretende ajudar a contrariar este desinteresse, ajudando o espectador a pagar o preço de acesso a um universo exigente e a desfrutar das suas recompensas inestimáveis.

Programa

Sessão #1 | 26 maio – Sinfonias de Beethoven – Enfoque na 1.ª, 3.ª, 8.ª e 9.ª

Sessão #2 | 2 junho – A Valquíria de Richard Wagner

Sessão #3 | 9 junho – A Viagem de Inverno de Schubert

Sessão #4 | 16 junho – Salomé de Richard Strauss

Sessão #5 | 23 junho – Sibelius e a originalidade do Norte – Sinfonias n.º 4, 5, 7 e Tapiola

Sessão #6 | 30 junho 2021 – Quem tem medo de Arnold Schönberg

Ficha Técnica

Nuno Vieira de Almeida Músico

Vítor Moura Professor de estética