CCB tem nova Diretora Artística para as Artes Performativas e o Pensamento – Aida Tavares

Aida Tavares é a nova Diretora Artística para as Artes Performativas e o Pensamento do CCB. Aida Tavares possui um percurso afirmado na internacionalização da criação contemporânea portuguesa.

CCB tem nova Diretora Artística para as Artes Performativas e o Pensamento - Aida Tavares
CCB tem nova Diretora Artística para as Artes Performativas e o Pensamento - Aida Tavares. Foto: Rosa Pinto

A reconhecida programadora cultural, Aida Tavares, é a nova Diretora Artística para as Artes Performativas e o Pensamento do CCB. Uma contratação que foi “considerada essencial e urgente para o cumprimento da missão integral da instituição, acompanhando o novo ciclo estratégico iniciado com a nomeação de Francisca Carneiro Fernandes para Presidente do Conselho de Administração.”

Como descreve o CCB, Aida Tavares possui um percurso afirmado na internacionalização da criação contemporânea portuguesa, tendo iniciado a sua carreira profissional na área da cultura em diversas Câmaras Municipais da Área Metropolitana de Lisboa e integrado a equipa do Festival dos Cem Dias – Expo’98 como chefe de projeto.

Em 2002, Aida Tavares entrou no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, como Coordenadora da Direção de Cena, tendo no ano seguinte assumido as funções de adjunta de programação do Diretor Artístico, Jorge Salavisa.

Neste teatro municipal de Lisboa, desempenhou ainda as funções de Diretora Executiva, entre 2010 e 2014. Tendo em 2015 sido nomeada Diretora Artística para um primeiro mandato de quatro anos, e reconduzida no cargo até maio de 2023.

Nos dois mandatos cumpridos à frente do São Luiz Teatro Municipal, renovou a programação e acompanhamento de projetos artísticos nas áreas do teatro, dança, música, ópera e pensamento, criando condições para o surgimento de novos criadores, desenvolvendo uma estratégia de criação e formação de novos públicos, nomeadamente mais novos, e promovendo a criação e participação em redes de programação internacional.

O CCB tem ainda em curso os dois processos de seleção para Chief Curator de Arquitetura, e Diretor Artístico do MAC/CCB. Em resultado do convite para apresentação de propostas, e do elevado número de candidaturas recebidas, o CCB indica que os anúncios não acontecerão em dezembro, como inicialmente previsto, mas apenas no início de 2024.