CCDR do Centro apoia projeto de compras públicas circulares

Projeto de compras públicas circulares, que envolve 14 entidades públicas da região centro, é dinamizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e tem o apoio de uma equipa de peritos do Governo Holandês.

CCDR do Centro apoia projeto de compras públicas circulares
CCDR do Centro apoia projeto de compras públicas circulares. Foto: DR

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) assinou hoje, 8 de abril, protocolo com 14 entidades regionais para o desenvolvimento de um projeto piloto que tem como objetivo incrementar compras públicas circulares.

As diversas entidades públicas passam a adquirir produtos, bens e serviços que tenham um impacto ambiental reduzido, bem como procurar diminuir consumos de energia e materiais, evitando os impactos negativos e a produção de resíduos ao longo de todo o ciclo de vida.

O projeto é inspirado nos Green Deals desenvolvidos na Holanda e inscreve-se na Agenda Regional de Economia Circular do Centro. A CCDRC indicou que “o projeto conta com o apoio de uma equipa de peritos em compras públicas circulares pertencentes ao Ministério das Infraestruturas e Gestão da Água do Governo Holandês e será objeto de atenção por parte de consultores da OCDE, no contexto de uma ação piloto de Compras Públicas Estratégicas promovido pela Comissão Europeia.”

O protocolo prevê a seleção de dois processos de compras públicas por cada entidade, a serem lançados de acordo com os princípios da economia circular, integrando uma rede constituída pelas diversas entidades, com o objetivo de partilhar experiências e aprender numa base colaborativa.

As entidades participantes no projeto incluem:

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro;
Câmara Municipal de Fornos de Algodres;
Câmara Municipal do Fundão;
Câmara Municipal de Seia;
Câmara Municipal de Torres Vedras;
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC);
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo;
Comunidade Intermunicipal do Oeste;
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra;
Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria;
Comunidade Intermunicipal de Viseu e Dão Lafões;
Instituto Politécnico de Coimbra;
Instituto Politécnico de Viseu;
Universidade da Beira Interior.