CE abre candidaturas para Prémio UE para Mulheres Inovadoras

Até 3 de novembro de 2016 vai estar aberto o concurso para o Prémio da União Europeia (UE) para Mulheres Inovadoras de 2017. O prémio reconhece as mulheres empreendedoras que de forma bem-sucedida trouxeram inovações para o mercado.

CE abre candidaturas para Prémio UE para Mulheres Inovadoras
CE abre candidaturas para Prémio UE para Mulheres Inovadoras

Ao Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras de 2017, lançado pela Comissão Europeia (CE), que já vai na quarta edição, pode candidatar-se qualquer mulher de qualquer nacionalidade que viva num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Programa Horizonte 2020.

As candidatas devem ter fundado ou cofundado uma empresa com um volume de negócios igual ou superior a 100 mil euros. A edição de 2017 apresenta ainda uma nova categoria, a de Inovadora Emergente, para empreendedoras com idade inferior a 35 anos.

Depois de 3 de novembro de 2016, data de fecho para a receção de candidaturas, um júri de “alto nível” irá avaliar e selecionar as quatro vencedoras, que serão anunciadas numa data próxima do Dia Internacional da Mulher que se assinala a 8 de março de 2017.

Os quatro prémios têm um valor que vai de 100 mil euros para o 1º prémio, a 50 mil euros para o 2º prémio, a 30 mil euros para o 3º prémio e 20 mil euros para o prémio de Inovadora Emergente.

Para Carlos Moedas, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, «o Prémio da UE para Mulheres Inovadoras destaca apenas algumas das muitas mulheres que contribuíram para a economia europeia do conhecimento”.

Um dos exemplos, indica Carlos Moedas, é o das vencedoras das edições anteriores do prémio que “alcançaram proezas consideráveis em áreas tão diversas como a imunologia, as telecomunicações e o desenvolvimento de software”, e acrescenta que “estes prémios possibilitam às vencedoras continuar o respetivo percurso de inovação e encorajam outras mulheres a seguir os passos destas empreendedoras extraordinárias”.

As mulheres representam apenas 30% de todos os empreendedores na Europa, e com o prémio, que é financiado através do Programa de Investigação e Inovação da União Europeia, o Horizonte 2020, a UE pretende não só dar a conhecer algumas das mulheres que ultrapassando barreiras se tornaram empreendedoras, mas também pelo acesso ao financiamento e a redes de contatos possibilitar maior participação feminina nos domínios do empreendedorismo inovador.

Desde a primeira edição do prédio, que se iniciou em 2011, mais de 260 mulheres participaram no concurso. Em 2016 o lote das vencedoras incluiu a portuguesa Susana Sargento que transformou automóveis em hotspots de wifi, a finlandesa Sirpa Jalkanen, de quem partiram inovações que permitiram o desenvolvimento de novos compósitos fármacos contra o cancro da mama e da próstata, e Sarah Bourke da Irlanda, pela sua tecnologia espacial pioneira que é usada pela Estação Espacial Internacional, NASA.