Centro artístico ‘A Casa Ao Lado’ lança ARTcamp 2018 para crianças e jovens em Famalicão

Em Famalicão mais de 100 crianças e jovens estreiam o ARTcamp 2018, um projeto pioneiro de educação artística em Portugal. O centro artístico 'A Casa Ao Lado' transformou uma quinta num espaço que, ao longo do verão, vai potenciar a vocação artística dos mais novos.

Centro artístico 'A Casa Ao Lado' lança ARTcamp 2018 para crianças e jovens em Famalicão
Centro artístico 'A Casa Ao Lado' lança ARTcamp 2018 para crianças e jovens em Famalicão. Foto: DR

Mais de 100 crianças e jovens vão, ao longo dos meses de julho e agosto, participar no ‘ARTcamp 2018‘, um projeto inovador no campo da Educação Artística em Portugal. O ‘ARTcamp 2018’ transformou uma quinta nas imediações do centro de Famalicão, em Requião, num espaço em que todos os detalhes foram idealizados para potenciar fatores como a criatividade, a expressão individual e a capacidade de representação gráfica.

Implementado pelo ‘A Casa Ao Lado‘, centro artístico, que desde 2005 tem vindo a desempenhar um papel ativo na dinamização cultural da cidade, e com o lançamento do ‘ARTcamp 2018’ assume uma vocação pedagógica, recorrendo às diferentes formas de expressões artísticas para dar largas à criatividade dos mais jovens.

“O programa do ‘ARTcamp 2018’ vai proporcionar o contacto e a experimentação de atividades do campo artístico tão diversas como a pintura de murais, escultura e modelação de peças em barro, passando pela azulejaria, pirogravura e até Land Art, uma técnica em que os elementos presentes no meio ambiente são trabalhados de forma que as obras de arte produzidas se integrem na própria Natureza”, indicou Ricardo Miranda, diretor artístico do centro ‘A Casa Ao Lado’, citado em comunicado.

A partir de 15 de julho, a Quinta do ‘A Casa Ao Lado’ tem as portas abertas aos “artistas” mais pequenos dos 6 aos 11 anos, e Jovens artistas dos 12 aos 16 anos. O programa de atividades tem a duração de 5 dias por grupo, e até ao final do mês de agosto, a quinta vai acolher todas as semanas, novos grupos de crianças e jovens.

“Procuramos alertar as nossas crianças e jovens para as realidades que existem à sua volta, fomentando as suas capacidades interventivas para as transformar, desenvolvendo um espírito crítico e criativo. Os estímulos à exploração do lado artístico destas crianças e jovens serão uma constante, pois todas as manhãs, tardes e inícios de noite contemplam atividades criteriosamente delineadas para, de uma forma divertida, os colocar em contacto com os elementos da arte e do grafismo”, explicou Ricardo Miranda.

Centro artístico 'A Casa Ao Lado' lança ARTcamp 2018 para crianças e jovens em Famalicão
Centro artístico ‘A Casa Ao Lado’ lança ARTcamp 2018 para crianças e jovens em Famalicão. Foto: DR

Do programa do ‘ARTcamp 2018’ faz parte, entre outras atividades, uma caminhada cultural de 5 quilómetros, de Requião à Pousada de Saramagos, sessões de oficina dedicadas à aprendizagem e experimentação das técnicas utilizadas por artistas nacionais contemporâneos, como o grafitter Vhils e o artista de rua Bordalo II, e visitas à Fundação José Rodrigues e à Fundação Castro Alves.