Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem nova Administração

Nomeado novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Ivo Oliveira assume cargo de presidente, Francisco Esteves, de diretor clínico, Júlio Azevedo de enfermeiro diretor e Sara Mota e Telma Correia de vogais.

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem nova Administração
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem nova Administração

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que integra as unidades de Chaves, Lamego e Vila Real, tem um novo Conselho de Administração presidido por Ivo Oliveira. O diretor clínico é o médico Francisco Esteves, o enfermeiro diretor é Júlio Azevedo como vogais executivos Sara Mota e Telma Correia. Sara Mota fica com o pelouro financeiro.

O novo Conselho de Administração foi proposto pelo Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde e designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos.

O Ministério da Saúde indica que “reconhece e agradece o trabalho da equipa que cessa funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do Serviço Nacional de Saúde em 2023 e o caminho de defesa de um serviço público de saúde que responda às necessidades da população”.

Notas curriculares dos membros do Conselho de Administração

Ivo Dinis de Oliveira é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Possui um Mestrado em Economia das Organizações e um Doutoramento em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Era, desde 2019, adjunto no gabinete do Primeiro-Ministro. Foi Vogal Executivo no Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (2018-2019) e adjunto no gabinete do Ministro de Saúde no XXI Governo Constitucional (2015-2018). Foi Deputado à Assembleia da República na XII Legislatura (2014-2015). Exerce atividade docente em diversas instituições de Ensino Superior e desenvolveu investigação nas áreas da demografia, economia, sociedade, políticas públicas e desenvolvimento sustentável inclusivo.

Francisco José Esteves é licenciado em Medicina e Cirurgia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Interna e em Medicina Intensiva pela Ordem dos Médicos. Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna. No CHTMAD, é Diretor do Serviço de Medicina Intensiva desde 2016, Coordenador do Serviço de Emergência Intra-Hospitalar desde 2021 e Chefe de Equipa do Serviço de Urgência desde 2022. Possui uma ampla experiência de trabalho em contexto hospitalar. Entre outros cargos, dirigiu serviços de Emergência, Gestão Clínica de Urgência, Cuidados Intensivos e Cuidados Intermédios. Integrou o Grupo de trabalho para o estudo da rede de referenciação em Medicina Intensiva em Portugal (2017). Docente Convidado em diversos Mestrados e Pós-graduações, é autor de múltiplos trabalhos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Sara Alexandra Clemente Caetano da Costa Mota é licenciada em Economia pela UTAD e possui um curso de especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. É, desde 2016, vogal do Conselho Diretivo do Centro de Gestão de Medicina do CHTMAD, onde foi diretora do Serviço de Aprovisionamento e responsável pelas aquisições dos Serviços Farmacêuticos, de 2005 a 2016. Em 2005 foi diretora do Serviço de Gestão de Clientes, em acumulação com a Coordenação do Serviço de Aprovisionamento. Frequentou diversas formações na área da gestão de unidades de saúde, entre as quais o Programa de Leadership in Healthcare Delivery. É Docente Assistente Convidada em diversas instituições de Ensino Superior.

Telma Maria da Costa Coelho Correia é licenciada em Gestão e em Gestão Agrária pela UTAD. É vogal do Conselho Diretivo do Centro de Gestão de Cirurgia do CHTMAD desde 2018. No CHTMAD, foi vogal do Conselho Diretivo do Centro de Gestão de Oncologia, entre 2016 e 2018, e diretora do Serviço de Formação, de 2009 a 2016. Entre 2002 e 2008 foi responsável pelo Gabinete de Formação e Gabinete de Saídas Profissionais na UTAD. Frequentou o Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) no Instituto Nacional de Administração e a Formação Avançada em Análise e Controlo de Processos (FACOP) no Instituto Nacional de Administração. Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde julho de 2020 que integra o grupo de trabalho para os Cuidados Prestados ao Doente no CHTMAD, onde coordenou também o Grupo de Trabalho que realizou o Plano para a Igualdade de Género.

Júlio Manuel Pires de Azevedo é licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, com o Curso de Estudos Superiores Especializados em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, pela Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes, Porto. É Enfermeiro Diretor do CHTMAD, desde 2016. Entre 2013 e 2016 desempenhou o cargo de Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real. De 2009 a 2013 foi enfermeiro responsável de Serviço da Unidade de Vila Real do CHTMAD. Integrou as Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes dos Agrupamentos dos centros de saúde da área de influência do CHTMAD. Foi enfermeiro no Hospital de S. Pedro de Vila Real e no Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar. É pós-graduado em Gestão e Direção de Serviços de Saúde pela Porto Business School e em Gestão Pública e Autárquica pela UTAD. Frequentou o PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE – Escola de Direção e Negócios, Porto.