Centro Municipal Florestal de Torres Vedras é instalado em Maxial

Centro Municipal Florestal de Torres Vedras foi instalado na freguesia do Maxial. O Centro vai permitir maior proximidade com o território rural, atendimento diário à população e os Sapadores Florestais de Torres Vedras vão ter um espaço próprio.

Centro Municipal Florestal de Torres Vedras é instalado em Maxial
Centro Municipal Florestal de Torres Vedras é instalado em Maxial

Torres Vedras passa a dispor de um Centro Municipal Florestal. Este recurso, inaugurado a 5 de junho, funciona no antigo edifício da empresa Macieira, no Maxial, onde vai concentrar vários serviços e meios associados ao setor florestal.

Na inauguração esteve presente o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente da Junta de Freguesia de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, Celso Carvalho.

Para o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território o novo Centro vai permitir a descentralização de serviços das sedes de Concelho para as freguesias, e referiu que este é um excelente exemplo de parceria entre um município e uma freguesia.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras indicou que se trata da importância do ativo florestal do ponto de vista económico, num Concelho que conta com cerca de 10 mil hectares de floresta, e realçou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para que Torres Vedras possa contribuir para o desenvolvimento sustentável ao nível das florestas.

Por sua vez o presidente da Junta de Freguesia de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo afirmou que a transferência dos serviços ligados ao setor florestal para aquela freguesia fazia todo o sentido, uma vez que as freguesias de União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, de Ramalhal e de União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça representam a maior mancha florestal do distrito de Lisboa, com uma área de cerca de 6.500 hectares.

O Centro Municipal Florestal vai desenvolver o seu trabalho em maior proximidade com o território rural e com atendimento diário à comunidade. Os Sapadores Florestais de Torres Vedras irão igualmente dispor de um espaço próprio, assim como de outros equipamentos associados à gestão florestal. No Centro Municipal Florestal ficará também sediada a AFLOESTE – Associação Interprofissional da Floresta do Oeste.