Centros de Saúde com horários alargados, fim-de-semana e feriados

Existem 176 centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado, incluindo fim-de-semana e feriados. O acesso é feito através do SNS 24. Doentes não urgentes nas urgências hospitalares podem ser reencaminhados para centros de saúde.

Centros de Saúde com horários alargados, fim-de-semana e feriados
Centros de Saúde com horários alargados, fim-de-semana e feriados. Foto: Rosa Pinto

Centros de Saúde em todo o país, no total 176, passam a funcionar com horários de atendimento alargado nos dias úteis ou em atendimento complementar nos fim-de-semana e feriados. Esta disponibilidade alargada vai permitir dar uma resposta de proximidade às pessoas em situações de saúde não emergente.

Em nota, o Ministério da Saúde (MS) refere que “esta adaptação da capacidade ao nível dos cuidados de saúde primários pretende responder a uma maior procura da população nos meses de outono/ inverno e diminuir a procura dos serviços de urgência em situações não emergentes”.

A identificação dos locais com atendimento alargado ou complementar estão disponíveis no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS)/resposta sazonal em saúde/medidas prioritárias/medidas para o cidadão.

O MS indica as informações podem vir a ser atualizados regularmente, para permitir um melhor conhecimento e colaboração de todos os utentes e suas famílias no uso adequado dos serviços de saúde.

Para aceder aos serviços o Ministério da Saúde indica que antes de se dirigir a um local de atendimento deverá ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, para uma resposta mais célere e também para o melhor planeamento da atividade do SNS.

O MS refere também que está também em curso a operacionalização da “Via Verde ACeS” nos Serviços de Urgência (SU), e que existe já um protocolo com 24 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55, em articulação com unidades hospitalares.

Os protocolos permitem que os utentes triados como não urgentes (pulseira branca, azul ou verde) sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas. A aceitação da referenciação para os centros de saúde isenta os utentes do pagamento das taxas moderadoras.

Dado aproximar-se o tempo frio, o Ministério da Saúde aconselha que todos os cidadãos elegíveis a vacinarem-se contra a gripe sazonal e COVID-19. Desde esta semana não é necessária qualquer marcação prévia para maiores de 65 anos.