Centros de Saúde na região de Lisboa alargam horário devido a Gripe

Centros de Saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo com plano de contingência de inverno ativo a partir de hoje, 6 de janeiro e até dia 28. Os horários são alargados e incluem sábados e domingos. A lista dos Centros e horários está disponível.

Ministério da Saúde
Ministério da Saúde. Foto: © Rosa Pinto

Gripe e frio levaram a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) colocar em prática, a partir de hoje, 6 de janeiro, e até ao dia 28 de janeiro, o plano de contingência de inverno, que prevê o reforço do alargamento do horário dos Centros de Saúde durante a semana e ao fim de semana.

Durante a semana, 35 centros de saúde vão passar a funcionar em horário alargado, que poderá, em alguns Centros, ir das 20h00 até às 24h00, aos sábados são 47 Centros com horários que podem ir das 10h00 às 22h00 ou mesmo abertos as 24 horas, nos domingos vão estar abertos 37 Centros com horários que podem ir das 8h00 às 20h00 ou mesmo as 24 horas.

A decisão do reforço dos horários de funcionamento dos Centros de Saúde, pela ARSLVT, tem em conta o período de inverno, com previsão de muito baixas temperaturas e o esperado pico de gripe no mesmo período.

Para além do alargamento dos horários dos Centros de Saúde, a ARSLVT indicou que as pessoas “aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares”, devem em primeiro lugar “contactar o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), através do número 808242424.”

Locais de atendimento nos Cuidados de Saúde Primários no período do Plano de Contingência de Inverno a funcionar para além do horário normal, de 06 a 28 de janeiro 2018.

Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Plano de Contingência de inverno. Fonte ARSLVT
Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Plano de Contingência de inverno. Fonte ARSLVT