Certificação do Centro Náutico do Azibo para aumentar dinâmicas turísticas

Certificação do Centro Náutico do Azibo para aumentar o potencial de criação de dinâmicas turísticas em Macedo de Cavaleiros. A autarquia anuncia candidatura a certificação que vai permitir integrar a Rede de Estações Náuticas de Portugal.

Certificação do Centro Náutico do Azibo para aumentar dinâmicas turísticas
Certificação do Centro Náutico do Azibo para aumentar dinâmicas turísticas. Foto: DR

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros anuncia que vai apresentar candidatura à certificação do futuro Centro Náutico do Azibo. A candidatura tem como objetivo garantir um selo de qualidade do projeto de Macedo de Cavaleiros. Um reconhecimento que permite que o Centro Náutico possa integrar a Rede de Estações Náuticas de Portugal, que é coordenada pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar.

A autarquia indica que a candidatura apenas procura validar a estruturação em rede de uma oferta de produtos turísticos baseados na água, tendo por suporte o elevado potencial turístico da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.

Benjamim Rodrigues, presidente da autarquia, refere: “Vamos articular as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira com os rios Sabor e Maçãs, conjugando-os com o futuro Centro Náutico”, e acrescenta que o objetivo passa por “criar novas dinâmicas turísticas, ancoradas em novas iniciativas, novos atores e novos investimentos em equipamentos e infraestruturas, envolvendo deste modo os agentes económicos e a comunidade local”.

Para a Câmara Municipal, o potencial previsível da criação da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros irá traduzir-se numa marca distintiva do território, pela sua capacidade de compor e estruturar uma oferta turística integrada e sinérgica.

“Estamos convictos que com este projeto, devidamente certificado pelo Fórum Oceanos, será capaz de acrescentar valor e contribuir para a promoção dos restantes atrativos turísticos já existentes no território, nomeadamente para a estratégia de afirmação da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo e do Geopark Terras de Cavaleiros” refere Benjamim Rodrigues.

Para o presidente da Câmara esta marca distintiva da Estação Náutica irá contribuir para atrair para o concelho segmentos de mercado associadas às práticas aquáticas desportiva e de lazer, “potenciando, quer as atividades desportivas profissionais, quer a prática de atividades na água”. Desde o remo à canoagem, passando pela vela, windsurf e paddle, potenciando a oportunidade de criar um novo cluster turístico associado à água.

Com a certificação da Estação Náutica, Benjamim Rodrigues indica acreditar que será possível acrescentar ainda mais valor à “marca” Macedo de Cavaleiros e contribuir para uma maior visibilidade do território, e salienta: “Teremos uma crescente atratividade turística e um posicionamento distinto relativamente aos outros territórios que competem diretamente com Macedo de Cavaleiros”.