A empresa de soluções de sistemas de cibersegurança Check Point Software Technologies, anunciou que o produto Check Point AI Cloud Protect passa a integrar o NVIDIA Enterprise AI Factory, permitindo estabelece um novo padrão de segurança para ambientes de Inteligência Artificial (IA) em contexto empresarial. A integração vai assegurar proteção de ponta a ponta em todo o pipeline de IA, desde a infraestrutura até às aplicações e utilizadores, sem comprometer a performance dos sistemas.
Check Point indicou que à medida que empresas e fornecedores de serviços aceleram a adoção de ferramentas de IA, a cibersegurança tornou-se um requisito estrutural. A empresa especializada em cibersegurança indicou que mesmo nesta fase inicial de adoção, os ataques dirigidos a infraestruturas de IA e a manipulação de prompts estão a ganhar expressão.
Um relatório recente da Gartner indica que 32% das organizações já sofreram ataques de IA relacionados com manipulação de prompts e 29% registaram ataques às suas infraestruturas de GenAI no último ano. Paralelamente, quase 70% dos líderes de cibersegurança admitem que os riscos emergentes da GenAI exigem mudanças significativas nas abordagens tradicionais de segurança. Um estudo da Lakera revela ainda que apenas 19% das organizações se consideram altamente confiantes na sua postura de segurança em GenAI.
Segurança empresarial face a nova geração de infraestruturas de IA
O Check Point AI Cloud Protect foi validado em servidores NVIDIA RTX PRO para proteger AI Factories em larga escala, garantindo segurança em tempo real sem qualquer impacto negativo no desempenho dos sistemas de IA. As AI Factories representam uma nova classe de centros de dados, concebidos especificamente para responder às exigências computacionais da Inteligência Artificial.
A integração da tecnologia da Check Point com a plataforma NVIDIA BlueField permite monitorização contínua da infraestrutura de IA, melhor isolamento entre workloads, maior visibilidade sobre os dados e controlo aprofundado do tráfego, mantendo elevados níveis de eficiência e desempenho à medida que a escala aumenta. A solução utiliza telemetria NVIDIA DOCA Argus combinada com cibersegurança nativa baseada em IA da Check Point, assegurando proteção avançada ao nível da rede e do host.
Proteção completa da cadeia de valor da IA
A Check Point disponibiliza um portfólio abrangente de segurança que cobre toda a cadeia de fornecimento da IA:
- Infraestrutura: O AI Cloud Protect protege AI Factories sem consumir capacidade crítica das GPUs, ao correr diretamente sobre a infraestrutura NVIDIA BlueField.
- Aplicações: O CloudGuard Web Application Firewall (WAF) bloqueia ameaças específicas de IA, como prompt injection, jailbreaking e envenenamento de modelos LLM. A solução assegura proteção em tempo real para inputs, outputs e fluxos de dados, incluindo ambientes RAG e servidores MCP, com taxas de falsos positivos excecionalmente baixas.
- Utilizadores: O GenAI Protect permite governar o uso de ferramentas de IA pelos colaboradores, prevenindo fugas de dados sensíveis, garantindo conformidade regulatória e assegurando total visibilidade sobre a utilização de aplicações de IA na organização.
Segurança de rede para uma adoção segura da IA
Ao nível da rede, as soluções de segurança da Check Point permitem:
- Detetar automaticamente servidores e tráfego MCP (Model Context Protocol);
- Aplicar políticas de controlo de aplicações de IA, permitindo ou bloqueando acessos;
- Garantir controlo total sobre aplicações de Agentic AI e ferramentas GenAI não autorizadas.
A Check Point Software reforça desta forma a posição como líder na proteção de ambientes de Inteligência Artificial, apoiando as organizações na adoção segura, escalável e eficiente da IA.














