Chegaram a Portugal mais 273 cidadãos do Afeganistão

Grupo de 273 pessoas, oriundas do Afeganistão, chegaram hoje a Portugal, elevando para 764 o número de pessoas afegãs a ser acolhidas no país. O grupo inclui membros do Instituto Nacional de Música do Afeganistão.

Chegaram a Portugal mais 273 cidadãos do Afeganistão
Chegaram a Portugal mais 273 cidadãos do Afeganistão

Um grupo de 273 pessoas de nacionalidade afegã chegaram, hoje, 13 de dezembro, a Portugal, Deste grupo fazem parte membros do Instituto Nacional de Música do Afeganistão (Afghanistan National Institute of Music – ANIM).

Até agora já foram recebidos em Portugal 764 pessoas afegãs, na sequência da emergência humanitária no Afeganistão. Desde o início desta crise humanitária, o Governo português tem-se demonstrado fortemente empenhado em acolher cidadãos afegãos em situações de particular fragilidade e risco, dentro dos limites da capacidade nacional.

Os afegãos acolhidos correspondem às prioridades definidas: cidadãos que têm também nacionalidade portuguesa; afegãos que colaboraram com as Forças Nacionais Destacadas portuguesas, afegãos que colaboraram com a União Europeia, com a NATO e com as Nações Unidas; e pessoas em situação particularmente vulnerável como, por exemplo, ativistas de direitos humanos, funcionários da administração afegã, jornalistas, músicos, mulheres desportistas, mulheres juristas e mulheres engenheiras.

O Governo indicou em comunicado que “a chegada deste grupo resulta de uma operação conjunta que envolveu as autoridades nacionais e do Qatar, assim como organizações norte-americanas, tendo os 273 cidadãos sido acolhidos provisoriamente em unidades de acolhimento da Grande Lisboa, devendo ser transferidos, posteriormente, para habitações autónomas.”