Cibercrime: APAV lança campanha contra crimes no mundo digital

“Não é preciso ver para crer” é o mote da campanha contra o cibercrime lançada pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. O objetivo é sensibilizar para os crimes que se desenvolvem e utilizam os meios digitais que estão presentes no nosso dia-a-dia.

Cibercrime: APAV lança campanha contra crimes no mundo digital
Cibercrime: APAV lança campanha contra crimes no mundo digital. Foto: DR

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) acaba de lançar uma Campanha contra o Cibercrime, com o mote mote “Não é preciso ver para crer”. O objetivo é sensibilizar a população para os problemas em torno dos crimes digitais.

A Associação pretende destacar a frequência dos crimes associados ao mundo digital e destacar a sua quase omnipresença no dia-a-dia da sociedade. Esta ação foi idealizada pela CARMEN, agência criativa portuguesa do YoungNetwork Group.

Ricardo Estrela, porta-voz da APAV, referiu: “Com esta Campanha pretendemos sensibilizar a sociedade em geral para a magnitude dos problemas em torno do cibercrime. Agora responsáveis pela Linha Internet Segura, queremos apoiar o maior número de vítimas possível e ajudar no combate aos crimes digitais. Aproveitamos para deixar um agradecimento à Carmen e a todo o grupo Youngnetwork pelo apoio que nos concedeu em tornar esta campanha ainda mais impactante.”

Esta campanha da APAV teve o seu arranque com a “Exposição de Armas do Séc. XXI”, que a Associação desenvolveu entre os dias 21 e 27 de setembro nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa. A exposição partiu da ideia de que o publico a visitaria para assistir a uma exposição de equipamentos militares, quando a exposição mostrava equipamentos digitais como telemóveis, computadores, entre outros ou seja, as “armas” que permitem os cibercrimes.

Ana Luísa Paiva, Chief Operations Officer do YoungNetwork Group, referiu, citada em comunicado, “é mais uma associação com a APAV e mais uma campanha impactante. Quisemos promover ao máximo o nosso lado criativo e conceder o maior impacto possível a esta campanha, através de uma exposição disruptiva e através de uma comunicação estratégica que nos permitisse causar o maior impacto possível. É mais um serviço essencial para a sociedade que agora a APAV disponibiliza e o qual nos orgulhamos em apoiar”.

Agora sob responsabilidade da APAV, a Linha Internet Segura está disponível através do número 800 219 090 (dias úteis entre as 9h e as 21h) ou do email linhainternetsegura@apav.pt. O apoio é confidencial e gratuito. Os conteúdos ilegais podem ser denunciados online.