“Cibersegurança deve ser uma prioridade das empresas” alerta o TECMAIA e AEMAIA

Digitalização das empresas coloca-as mais expostas a ciberataques. As PME não são capazes de responder. Estas são duas das conclusões do encontro promovido, dia 26 de junho, pelo TECMAIA e a Associação Empresarial da Maia sobre Cibersegurança.

"Cibersegurança deve ser uma prioridade das empresas" alerta o TECMAIA e AEMAIA. Foto: DR

O TECMAIA – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia e a Associação Empresarial da Maia (AEMAIA) promoveram no dia 26 de junho uma iniciativa de esclarecimento ao tecido empresarial sobre a Cibersegurança. Um tema encarado como uma das prioridades máximas na gestão e operacionalização das empresas.

O tema foi enquadrado por Inácio Fialho de Almeida, Presidente da Associação Empresarial da Maia, tendo Constantino Jacob, da Polo-iT, e Luciano Martins, da guardSI Portugal, abordado a Cibersegurança como uma prioridade face ao crescente número de cibercriminalidade.

Verifica-se que com a crescente digitalização das empresas, estas estão cada vez mais expostas a ciberataques que procuram, sobretudo, informação privilegiada ou o pedido de resgates financeiros para a devolução da informação.

Os representantes da Polo-iT e da guardSI Portugal indicaram que as Pequenas e Médias Empresas (PME) não são capazes de garantir uma segurança cibernética sem a ajuda de profissionais e de empresas especializadas. Para este caso aconselham acompanhamento à medida da realidade de cada organização numa implementação de boas práticas, preferencialmente em harmonia com a nova Regulamentação Geral de Proteção de Dados e a ISO 27001, centrada na Gestão de Segurança e Informação.

A Polo-iT, criada no Brasil, e neste momento em processo de internacionalização, definiu recentemente o TECMAIA para a sua base no continente europeu. A empresa é especialista em soluções de monitorização de ambientes críticos da Tecnologia da Informação com especial destaque para administração contínua de banco de dados.

A guardSI Portugal dedica-se à consultoria em processos que pretendem ajudar as equipas de informática e de segurança a analisar e certificar que o ambiente da empresa está preparado para o combate a ataques, fraudes e que, ao mesmo tempo, em conformidade com a legislação vigente.