Cibersegurança dos hospitais leva a parceria entre a Oramix e a Cynerio

Suportada pela tecnologia da Cynerio, a Oramix passa a disponibilizar soluções de última geração para o sector da saúde, para permitir manter os dispositivos médicos conectados nas redes hospitalares protegendo-os de ameaças cibernéticas.

Cibersegurança dos hospitais leva a parceria entre a Oramix e a Cynerio
Cibersegurança dos hospitais leva a parceria entre a Oramix e a Cynerio. Foto: Rosa Pinto

A empresa portuguesa de tecnologia, Oramix, e a fornecedora de soluções de segurança para dispositivos médicos e Internet das Coisas em hospitais, Cynerio, anunciaram o estabelecimento de uma parceria de colaboração para dar resposta à deteção de riscos e ameaças cibernéticas no sector da saúde.

O funcionamento dos dispositivos médicos conectados nas redes hospitalares é critico para o sistema de saúde e exposto a cada vez maior número de ameaças. Para a Oramix as soluções da Cynerio podem permitir aos Diretores de Segurança da Informação e aos responsáveis das organizações do sector de saúde reforçar a segurança dos ecossistemas de Internet das Coisas, com foco em dispositivos médicos (Internet of Medical Things – IoMT).

Para as duas empresas a parceria irá permitir poder oferecer recursos para melhorar a segurança das redes hospitalares, reforçar a proteção dos dados sensíveis dos doentes, melhorar a continuidade dos serviços médicos e, ainda, garantir que os doentes fiquem protegidos de ciberataques.

“A parceria com a Cynerio faz todo o sentido na estratégia da Oramix, uma vez que o nosso objetivo passa por ampliar a oferta de serviços na área de cibersegurança, de forma a responder às necessidades dos clientes. Através desta parceria vamos disponibilizar soluções inovadoras na área da saúde, o que irá beneficiar não só os clientes, mas também a segurança dos pacientes”, sublinhou Luis Meira, CEO da Oramix, citado em nota de imprensa.

As soluções tecnológicas da Cynerio permitem obter visibilidade sobre os dispositivos médicos conectados e analisar os riscos que lhes estão associados, para poderem ser protegidos contra possíveis ciberataques. Tecnologias da Cynerio que no momento apenas a Oramix disponibiliza em Portugal.

A Cynerio continua a expandir a sua atividade no mercado internacional. “Acreditamos que a nossa experiência será um complemento importante para os serviços oferecidos pela Oramix no sector da saúde em Portugal. As ameaças cibernéticas enfrentadas pelas organizações de saúde são cada vez mais sofisticadas, e juntos, pretendemos fazer a diferença, fornecendo soluções inovadoras com retorno do investimento a curto prazo”, afirmou Hanan Altif, da Cynerio, citado em nota de imprensa.

Aposta em serviços de cibersegurança

A Oramix também fechou uma parceria com a Pentera, empresa de cibersegurança que oferece uma plataforma de segurança automatizada para empresas. Mais uma ferramenta que permite à Oramix oferecer a todos os sectores recursos para lidar com as vulnerabilidades diárias das infraestruturas de TI por meio de ações de pentesting continuado (uma técnica usada para avaliar a segurança de um sistema, rede ou aplicação). Uma parceria que preenche uma lacuna transversal no mercado e reforça a oferta de cibersegurança da Oramix.

“A área de cibersegurança da Oramix tem como objetivo ajudar a resolver os diversos desafios que os nossos clientes enfrentam. As parcerias com estes dois fabricantes permitem-nos alargar o leque de soluções, respondendo melhor às suas necessidades e do mercado”, disse Luis Meira.

O responsável da Oramix acrescentou: “Pretendemos que a área de cibersegurança contribua de forma significativa para o crescimento do nosso volume de negócios. Além disso, e por se tratar de uma área tão específica, iremos reforçar a contratação de recursos técnicos especializados em cibersegurança”.

A plataforma da Pentera revela, da perspetiva do atacante, os alvos mais atraentes de superfície de ataque na perspetiva interna e externa das organizações, testando continuamente as suas redes e validando a prontidão contra ameaças. A Pentera prova o impacto potencial da exploração de cada lacuna de segurança e prioriza a correção de acordo com a criticidade da mesma, aumentando a visibilidade sobre os riscos a que as organizações possam estar sujeitas.