Cidades inteligentes reúne especialistas e autarcas em Braga

Especialistas em smart cities e presidentes de Câmara reúnem em Barga para apresentação de soluções e debate sobre e futuro das cidades portuguesas. O Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS) decorre de 3 a 5 de abril.

Cidades inteligentes reúne especialistas e autarcas em Braga

A mobilidade, a regeneração urbana, a tecnologia e inovação, a criatividade e arte urbana serão alguns dos temas em debate numa iniciativa que reúne especialistas em smart cities e responsáveis autarcas, em Braga, no Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS).

O FICIS que vai na quarta edição e que aberto ao público e que pretende afirmar-se como um exemplo de democracia participativa decorre no Museu D. Diogo de Sousa, durante três dias, e o programa já está disponível.

Para a Ana Fragata, diretora executiva do FICIS 2018, “é fundamental incluir os cidadãos nesta discussão, pois o sucesso do futuro das cidades passa, em larga medida, pela colaboração dos próprios cidadãos”, e partilhar conhecimento sobre como será viver, no futuro, nas nossas cidades.

Ana Fragata, citada em comunicado, destacou: “Em Portugal, há vários casos de concelhos menos povoados que têm desenvolvido boas práticas ao nível do futuro sustentável das cidades e que podem, igualmente, beneficiar as grandes cidades portuguesas. Este ano, teremos a oportunidade de conhecer os testemunhos de vários presidentes de Câmara de cidades que são casos práticos de sucesso na aplicação destas soluções.”

No FICIS participam Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que assume a sessão de abertura do FICIS 2018, e os presidentes das autarquias de Arcos de Valdevez, Montalegre, Melgaço, Castelo de Paiva, Gondomar, Tabuaço, Vila Nova de Cerveira, Caminha e Monção.

De entre os especialistas em smart cities, há o contributo de responsáveis de entidades como o Internacional Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), e das empresas Siemens, IBM, Deloitte, EDP Distribuição, Bosch, Transportes Intermodais do Porto, Cisco, PT Empresas, Armis, BSB, REN Portgás Distribuição, CaetanoBus, Efacec.