Ciência 2016: O maior encontro de ciência e tecnologia em Portugal

Atividade científica portuguesa sobe ao palco para um debate de projetos, resultados, políticas e oportunidades. Em Lisboa, no encontro Ciência 2016, a comunidade científica fala do que faz, como faz e dos resultados alcançados.

Ciência 2016
Ciência 2016, Foto: © TV Europa

Durante três dias, de 4 a 6 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa, debate-se ciência e tecnologia, mas também politica científica, inovação e ensino. O Ciência 2016 reúne investigadores, académicos, políticos e empresários num debate sobre a atividade científica e tecnológica em Portugal.

A iniciativa que “é a mais importante e diversificada reunião nacional de investigadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento” nasceu em 2007 pelo empenhamento de José Mariano Gago, então Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e teve a última edição em 2010. A iniciativa é agora retomada nesta edição de 2016.

“Mais de 300 oradores, 200 instituições de investigação, 2500 participantes, 6 sessões plenárias, 100 sessões paralelas, 50 demonstrações de projetos científicos por instituições de investigação e 500 posters de alunos de doutoramento” dão-nos a dimensão do evento “onde são apresentados e discutidos diversos temas, resultados e questões que caracterizam a atividade científica e tecnológica em Portugal”.

O Ciência 2016 traz a Lisboa figuras de relevo nos domínios científicos mundiais, indica o comunicado da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, entidade organizadora do evento, e destaca como oradores convidados “Sir John O’Reilly, membro da Royal Society e professor do University College London, do Reino Unido e Eric Lindstrom, da Agência Espacial Norte Americana (NASA)”.

O Ciência 2016 conta, logo no primeiro dia, com a participação “do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor”.

Paulo Ferrão, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), refere, citado em comunicado, que “o Ciência 2016 é uma montra da vitalidade e do potencial da Ciência e da Tecnologia em Portugal. Ao reunir investigadores e estudantes de todo o País, empresas e decisores políticos, este encontro é uma oportunidade para partilhar experiências, discutir tópicos emergentes e estabelecer pontes para o futuro”.

O Encontro Ciência 2016, que tem como Comissário Carlos Salema, Vice-presidente da Academia das Ciências e Presidente do Instituto de Telecomunicações, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, organizado pela FCT em colaboração com a Ciência Viva, a Academia das Ciências de Lisboa e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.