O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descolam-se à Índia para representar a União Europeia (UE) na 16ª Cimeira UE-Índia, que está agendada para o dia 27 de janeiro de 2026.
Os dois líderes da UE têm na agenda uma reunião com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em Nova Delhi, para uma cúpula com o objetivo de consolidar a parceria estratégica entre a UE e a Índia e fortalecer ainda mais a colaboração em áreas políticas essenciais. Comércio, segurança e defesa, transição para uma energia limpa e cooperação entre os povos serão os principais temas da agenda de discussões.
“A Índia é um parceiro crucial para a UE. Juntos, partilhamos a capacidade e a responsabilidade de proteger a ordem internacional baseada em regras. Esta reunião será uma oportunidade fundamental para consolidar a nossa parceria e impulsionar o progresso na nossa cooperação”, afirmou António Costa, Presidente do Conselho Europeu.
António Costa e Ursula von der Leyen também vão participar nas comemorações do 77º Dia da República da Índia, em 26 de janeiro. Uma presença, que será a primeira, que os líderes da União Europeia comparecem às comemorações do Dia da República como convidados de honra, o que sinaliza o fortalecimento da relação bilateral entre a UE e a Índia.
Em outubro de 2025, o Conselho da UE aprovou a nova agenda estratégica UE-Índia. O objetivo da nova agenda é desenvolver ainda mais os laços entre a UE e a Índia, dando especial ênfase à prosperidade e sustentabilidade, à tecnologia e inovação, à segurança e defesa, e à conectividade e às questões globais.














